sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Excesso de Sal É Prejudicial !



Para os que realizam dietas com restrição de sal,algumas dicas são valiosas e facilitam a boa ingestão alimentar,além de garantir saúde.

            ALIMENTOS PERMITIDOS:

  • Manteiga sem sal,coalhadas,iogurte,queijo ricota,queijo de minas sem sal.
  • Pão integral,pão doce,pão de milho,pão de leite,pão de soja,biscoitos doces.
  • Ovo quente,cozido,mexido,poché.
  • Carnes de boi,vaca ou peixe,todas preparadas sem sal.
  • Verduras e legumes cozidos no vapor,sem sal.
  • Frutas.
  • Massas,arroz,feijão,lentilha,ervilha,soja.
  • Condimentos suaves,açúcar,mel,vinagre,limão,azeite,óleo vegetal.
  • Chás (exceto chá preto),sucos de frutas naturais,refrescos.
  • Leite integral,desnatado,enriquecido.



    ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS:

  • Queijos salgados como os amarelos (mussarela,prato etc),queijo Minas com sal.
  • Manteiga ou margarina com sal.
  • Salame,mortadela,frios em geral.
  • Pão de sal,biscoito salgado,torradas salgadas,biscoitos salgados.
  • Carnes enlatadas,salsicha,lingüiça,carne de porco,carne seca,paio,miúdos de porco,bacalhau.
  • Verduras e legumes enlatados e/ou preparados com sal.
  • Doces e frutas enlatados.
  • Sal,condimentos enlatados,caldos industrializados,molhos prontos,gordura animal,conservas em geral.

A quantidade de sal utilizada no preparo de refeições deve ser de acordo com a indicação do nutricionista ou médico.

Por Alina Ribeiro


Fonte: http://nutricaoestetica.blogspot.com.br/2008/08/excesso-de-sal-prejudicial.html

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto de Resolução - Concede o Diploma Leonel Brizola Ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Niterói,Jorge Roberto Silveira



Jorge Roberto Silveira é filho do ex-governador do Rio de Janeiro, Roberto Silveira e sobrinho do também ex-governador Badger da Silveira. Foi Secretário Estadual de Esporte e Lazer, durante o primeiro governo de Leonel Brizola,e prefeito de Niterói por três mandatos (1989-1992, 1997-2001 e 2009-presente). Em sua gestão, aconteceram grandes marcos municipais, como a construção do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), o Caminho Niemeyer, o Terminal Rodoviário João Goulart e as unidades do Médico de Família, modelo copiado em diversas cidades do mundo. Outro grande marco foi que Niterói passou a ser a melhor cidade em qualidade de vida do Estado do Rio e a 4ª do Brasil.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 452/2011, DE AUTORIA DO DEPUTADO BRUNO CORREIA, QUE CONCEDE O DIPLOMA LEONEL BRIZOLA AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI, JORGE ROBERTO SAAD SILVEIRA.
PARECER: DA COMISSÃO DE NORMAS INTERNAS E PROPOSIÇÕES EXTERNAS, FAVORÁVEL.

RELATOR: DEPUTADO MARCUS VINÍCIUS.

Programa Somando Forças (São João de Meriti)


A cidade foi contemplada com verba na ordem de R$ 25,1 milhões do convênio com o Governo Estadual. A primeira fase do projeto conta com a reurbanização da Praça da Matriz. O cronograma das obras ainda inclui a construção de calçadas,pavimentação de vias,urbanismo,iluminação,jardinagem,mobiliário urbano,quiosques de inclusão digital,quadra poliesportiva,quadro com grama sintética,playground,equipamentos para terceira idade,rampa de skate,chafariz ornamental e abrigos para pontos de ônibus.

Projeto de Resolução - Concede o Diploma Leonel Brizola Ao Sr. Wallace Ferreira


Wallace Ferreira é militante do PDT e fiel seguidor de Leonel Brizola,participando ativamente na luta pelos trabalhadores.

PROJETO DE RESOLUÇÃO
  510/2011,DE AUTORIA DO DEPUTADO BRUNO CORREIA, QUE CONCEDE O DIPLOMA LEONEL BRIZOLA AO SR. WALLACE FERREIRA.
PARECER: DA COMISSÃO DE NORMAS INTERNAS E PROPOSIÇÕES EXTERNAS, FAVORÁVEL.

RELATOR: DEPUTADO ÉDINO FONSECA.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Sal Marinho Tem Baixo Teor de Sódio?



O sal marinho vem ganhando popularidade e enchendo as prateleiras de supermercados. Isso se deve em parte pelos consumidores terem percebido que os cristais do sal marinho contêm menos sódio do que o sal refinado.

Tecnicamente isso é verdade, mas também não é o caso de entupir sua comida de sal só porque você está usando sal marinho. Apesar de algumas criativas campanhas de marketing, menor teor de sódio nesse caso significa praticamente nada já que a diferença entre a quantidade de sódio encontrada no sal refinado de mesa e o sal marinho é menor do que 2%. Isso não quer dizer, no entanto, que o sal marinho não é mais saudável do que o sal de mesa ou que ele não ajuda a pessoa a reduzir seu consumo de sódio.

Realmente, o sal (marinho ou de outra forma) é uma especial de metal tóxico. Trata-se de uma combinação do sódio metálico de fácil combustão (Na) e o venenoso gás cloro (Cl) – famoso em piscinas. Quando os dois elementos são combinados, temos o sal (NaCl), que é composto por 40% de sódio e 60% de cloro.

O sódio é usado tanto como um eletrólito como um mineral. Ele é necessário para o transporte de oxigênio, nutrientes e impulsos nervosos ao longo do corpo. Ele também desempenha um papel importante nos movimentos musculares, e por isso não há coração que bata sem ele. O cloro, por outro lado, é necessário para a nossa respiração e digestão.

Nós não sobreviveríamos sem esses elementos, mas aqueles que consomem altos níveis de sódio são mais propensos a desenvolver doenças cardiovasculares e renais e frequentemente têm pressão arterial alta. Portanto, não é à toa que o sal de mesa tenha ganho uma má reputação – e essa é a fonte de sódio da grande maioria das pessoas (embora o mineral apareça com freqüência também nas comidas processadas).

O sal de mesa vem principalmente de minas subterrâneas. Normalmente ele consiste de 99 a 99,9% de NaCl, o que significa dizer que tem aproximadamente 40% de sódio puro. O 0,1 ou 0,01% do restante encontrado no sal inclui:

- iodeto de potássio: ajuda a prevenir doenças que resultam da deficiência de iodo, como as doenças da tireóide. Quando esse elemento é adicionado ao sal de cozinha, ele se torna o sal iodado.

- dextrose: atua como um estabilizador para o iodeto de potássio.

- açúcar: fornece doçura.

- ferrocianeto de sódio: atua como um agente antiaglomerante, evitando que o sal empedre.

- ferrocianeto férrico: também age como um agente antiaglomerante.


Você sabia?
Sal, ou cloreto de sódio, é parte da única família de rochas que os seres humanos podem consumir. Outros membros incluem o cloreto de potássio (encontrado em vegetais e produtos lácteos) e o cloreto de magnésio, comumente encontrado em muitas frutas e peixes.
Em comparação, o sal marinho não é muito melhor para nós, pelo menos não em termos de teor de sódio. Como o nome já diz, o sal marinho é obtido das águas do oceano e seus cristais são grandes, grossos e não refinados. Normalmente ele é feito de 98 a 99% de cloreto de sódio o que significa dizer que tem aproximadamente 39% de sódio. Ele também tem alguns poucos aditivos a mais do que a versão de cozinha, mas como o sal marinho é todo natural, esses “extras”são minerais que podem ser absorvidos pelo oceano como o magnésio, enxofre ou iodo, ou seja, não são aditivos químicos ou processados.

Muitas pessoas acreditam que os minerais naturais do sal realçam o sabor e fazem muito bem à saúde, o que é uma das razões da popularidade desse condimento. No entanto, como dissemos anteriormente, o que faz com que o sal marinho venda cada vez mais é o fato de que ele contém menos sódio do que o sal de cozinha. Apesar de já sabermos que a diferença entre a quantidade de sódio entre um e outro é bem pequena, substituir o sal de cozinha pelo sal marinho podem baixar a sua pressão arterial. Os cristais não refinados do sal marinho são maiores e mais saborosos do que o sal de mesa – portanto você pode usar quantidades muito menores dele para obter o mesmo gosto.


Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/sal-marinho-sodio.htm

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um ano e cinco meses depois, UIMAC segue fechado!


No dia 1 de abril de 2012, completou 1 ano e 5 meses que  Unidade Infantil Municipal Abílio de Carvalho (UIMAC), foi fechada pela Prefeitura Municipal de São João de Meriti. A Unidade que recebia verba do SUS era referência para atendimento infantil na Baixada Fluminense, atendendo em média cem crianças por dia.

O presidente da comissão de Saúde, deputado Bruno Correia, encaminhou ofício para a Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti, em julho de 2011 pedindo a reabertura da Unidade, mas passados 8 meses não obteve nenhuma resposta.

Em 10 de abril de 2012, o deputado deu entrada na Mesa Diretora da Alerj, no Requerimento de Informações nº98/2012: 


A Prefeitura encerrou as atividades do UIMAC, sem avisar e sem dar maiores explicações à população. Na época o prefeito Sandro Matos usou como justificativa o fato de 70% da demanda da Unidade ser de cariocas, principalmente do bairro Pavuna, que faz divisa com São João de Meriti. Como a Unidade recebia verba do SUS, ela tinha o dever de atender pacientes de qualquer município, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. 

Com o fechamento da Abílio de Carvalho a demanda foi transferida para a Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Iris(UPA).  A UPA do Iris não tem como dar conta do aumento de serviço e não possui internação. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, menores de idade tem que ter atendimento diferenciado de saúde, o que não ocorre nessa unidade.

Julho de 2011