sexta-feira, 20 de julho de 2012


                                                                                                       Foto: Divulgação

quinta-feira, 19 de julho de 2012

(G1) Consumir Mais de 5 Gramas de Sal Por Dia Ameaça o Sistema Circulatório

O sal está na mira das autoridades de saúde do Brasil. Um acordo entre o Ministério da Saúde e os representantes da indústria alimentícia determinou a redução nos níveis de sal em vários tipos de alimentos, que será implantada ao longo dos próximos anos.


Isso acontece porque o sal aumenta a pressão arterial, uma doença silenciosa, que vai danificando aos poucos as nossas veias e artérias. Quando menos se espera, ela pode resultar num infarto ou num acidente vascular cerebral (AVC). Nos dois casos, a vítima pode morrer ou sobreviver com sequelas.


info sódio (Foto: arte / G1)



O Bem Estar desta quinta-feira (19) mostrou a por que o sal aumenta a pressão e quanto da substância existe em alguns dos alimentos que já compramos prontos. A pediatra Ana Escobar, a nutricionista Silvia Cozzolino e Denise de Oliveira Resende, gerente geral de alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram as convidadas do programa.


Na verdade, o elemento que causa a hipertensão arterial – nome que os médicos dão para a pressão alta – é o sódio. O nome do sal de cozinha na química é cloreto de sódio, ou seja, é composto por cloro e sódio. Cada grama de sal contém 400 miligramas de sódio. Por isso, essa é a nossa principal fonte do elemento, e também o maior motivo para preocupação.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é não ultrapassar o limite de consumo de 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal. Mas o brasileiro está longe de cumprir essa meta. Em média, cada um de nós come 12 gramas de sal por dia.


O sal que consumimos não está só no saleiro, nem só na hora de temperar o arroz e o feijão. Alimentos industrializados o utilizam como conservante, e temos que incluir esse sódio na conta. A tabela acima mostra quanto sódio têm alguns alimentos. Sempre leia o rótulo com atenção, pois todo produto industrializado deve trazer a indicação da quantidade de sódio no quadro de informações nutricionais.


 
O Processo:


A função dos rins é eliminar o excesso de sais do corpo humano, mas eles têm um limite. O que os rins não conseguem eliminar fica na corrente sanguínea. Quando os vasos sanguíneos ficam cheios de sódio, eles começam a puxar mais água, o que é um processo químico natural.


Com a retenção do líquido, aumenta o volume dentro dos vasos, e consequentemente a pressão também aumenta. O coração passa a bombear o sangue mais rapidamente.


Isso é uma sobrecarga do sistema circulatório e, aos poucos, prejudica a oxigenação das células e machuca a parede dos vasos – sem causar dor, por isso é uma doença silenciosa. Sobrecarregadas, essas artérias podem sofrer algum estreitamente repentino e entupir. Se isso ocorre no cérebro, é um AVC; se ocorre no coração, é um infarto.


Se o consumo de sódio for baixo, acontece o processo contrário. O sangue circula mais lentamente, o que também prejudica a oxigenação das células, e pode causar desmaios. Por isso, durante uma crise de hipotensão arterial – pressão baixa –, um pouquinho de sal é o melhor remédio.


Em adultos, a pressão arterial ideal é 120x80 mmHg, popularmente conhecida como 12x8. Nas crianças, a pressão é um pouco mais baixa, e vai aumentando naturalmente com a idade, até atingir o nível dos adultos.


Sal (Foto: Arte/G1)




Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/07/consumir-mais-de-5-gramas-de-sal-por-dia-ameaca-o-sistema-circulatorio.html

quarta-feira, 18 de julho de 2012

(G1) Para Abandonar os Maus Hábitos Alimentares, é Preciso Substituí-los

A física moderna diz que a todas as interações entre as partículas existentes na natureza são regidas por quatro forças: a gravidade, o magnetismo, a força fraca e a força forte. São elas que regem o comportamento dos átomos e fazem com que o mundo seja como nós o conhecemos.


Quando o assunto é o comportamento humano, entra em cena uma força que pode muitas vezes ser ainda mais poderosa – a força do hábito. Esse foi o assunto do Bem Estar nesta quarta-feira (18), com participação do endocrinologista Alfredo Halpern e do psiquiatra Arthur Kaufman.

 
Os hábitos surgiram para nos ajudar. Estabelecer rotinas foi um jeito que o cérebro encontrou de economizar energia. Uma vez que você já aprendeu a fazer uma atividade, ela tende a ser cada vez menos trabalhosa, e em time que está ganhando não se mexe.


Só que a natureza é traiçoeira. O ser humano evoluiu, passou a viver em cidades e adquiriu hábitos que não são tão saudáveis. Na alimentação, os hábitos errados podem sabotar uma dieta.

Info bons hábitos (Foto: arte / G1)



Como o quadro acima mostra, os bons hábitos começam na mesa, mas o problema também pode estar entre as refeições. O docinho no fim da tarde é um ótimo exemplo de como um hábito pode ser ruim para a saúde. A alimentação pode ser toda saudável, mas o excesso de doces pode fazer com que ela engorde.


Os gânglios que ficam na base do cérebro constituem a região onde os hábitos ficam armazenados. Se essa “caixa” se esvazia, o cérebro sente falta – é uma porta de reentrada para os maus hábitos.


Por isso é muito difícil simplesmente abandonar um hábito, é preciso substituí-lo por um novo. Se você come um chocolate todo dia, é difícil abrir mão dele, mas você pode trocar pelo meio amargo, que tem menos açúcar. Outra ideia é trocá-lo pela sua fruta predileta, na mesma hora do dia.


Um hábito que todo mundo deveria ter é o exercício físico. Se você é sedentário e quer começar, vá primeiro para uma atividade que te dê prazer. Insista com ela, e o prazer do exercício logo compensará o prazer que uma hora a mais de descanso daria – e o hábito estará criado.


Uma troca como essa requer coragem e atitude, mas vale a pena. Você vai abrir mão do que parece seguro, mas só saindo dessa zona de conforto é possível mudar os hábitos.


Quando o hábito vira vício, é um desafio ainda maior, como é o caso do cigarro. A força de vontade precisa aumentar, mas o mecanismo é o mesmo – é preciso colocar hábitos novos e mais saudáveis no lugar.


Os convidados do Bem Estar também deram uma dica que não está tão ligada aos hábitos, mas que é essencial para proteger a dieta – a lista de compras. Vá ao supermercado com um objetivo definido, sabendo o que você quer, de preferência sem fome. É a melhor maneira de resistir às tentações das guloseimas.



Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/07/para-abandonar-os-maus-habitos-alimentares-e-preciso-substitui-los.html

O Coração




O coração é responsável por bombear sangue ao longo dos vasos sanguíneos por repetidas contrações rítmicas.


O coração dos vertebrados é composto por músculo cardíaco, que é um músculo involuntário estriado de tecido encontrado apenas no seio deste órgão e tecido conjuntivo.

O coração humano médio, superando em 72 batimentos por minuto, vai bater de aproximadamente 2,5 bilhões de vezes durante uma vida útil média de 66 anos, e pesa cerca de 250-300 gramas.


Em invertebrados que possuem um sistema circulatório, o coração é tipicamente um tubo ou saco pequeno e bombas de fluido que contém água e nutrientes, como proteínas, gorduras e açúcares.

Em insetos, o “coração” é freqüentemente chamado de tubo dorsal e nos insetos o “sangue” é quase sempre não oxigenado, uma vez que geralmente respiram diretamente através de suas superfícies do corpo (interna e externa) para o ar.

No entanto, os corações de alguns artrópodes (incluindo aranhas e crustáceos, como caranguejos e camarões) e alguns outros bombam hemolinfa, que contém a proteína hemocianina à base de cobre que serve como transportador de oxigênio semelhante à hemoglobina à base de ferro nas células vermelhas do sangue encontrado nos vertebrados.

O coração humano embrionário começa a bater em torno de 21 dias após a concepção, ou cinco semanas após o último período menstrual normal (LMP).

O primeiro dia do LMP é normalmente utilizado para a data de início da gestação (gravidez). Não se sabe como o sangue do embrião humano que circula nos primeiros 21 dias na ausência de um coração em funcionamento. O coração humano começa a bater a um ritmo próximo ao da mãe, cerca de 75-80 batimentos por minuto (BPM).

A freqüência cardíaca embrionária (EHR), em seguida, acelera a cerca de 100 BPM durante o primeiro mês, atingindo um máximo de 165-185 BPM durante o início da 7ª semana.

A estrutura do coração varia entre os diferentes ramos do reino animal. Nos vertebrados, o coração fica na parte anterior da cavidade do corpo, dorsal ao intestino.

É sempre cercado por um pericárdio, que normalmente é uma estrutura distinta, mas pode ser contínua com o peritônio em peixes sem mandíbulas e cartilaginoso.

O coração humano é aproximadamente do tamanho de um punho fechado e tem uma massa compreendida entre 250 e 350 gramas. Ele está localizado anterior à coluna vertebral e posterior ao esterno.

Ele está dentro de um saco de parede dupla chamada pericárdio. A parte superficial do saco é chamada de pericárdio fibroso. Esta bolsa protege o coração, âncoras, suas estruturas adjacentes, e impede o enchimento excessivo do coração com sangue.

A parede externa do coração humano é composto de três camadas. A camada externa é denominada epicárdio ou pericárdio visceral, uma vez que é também a parede interna do pericárdio.

A camada média é chamada de miocárdio e é composto de músculo contratos. A camada interna é chamada endocárdio e está em contato com o sangue que o coração bombeia. Além disso, ele se funde com o forro interno (endotélio) dos vasos sanguíneos e abrange as válvulas cardíacas.

O coração humano tem quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos superior inferior. Os átrios são as câmaras que recebem e os ventrículos são as câmaras de descarga.

O caminho do sangue pelo coração humano é constituído de um circuito pulmonar e um circuito sistêmico.

O sangue flui através do coração em uma direção, a partir do átrio para os ventrículos, e fora das grandes artérias, ou a aorta, por exemplo.

Isso é feito por quatro válvulas que são a válvula tricúspide, a válvula mitral, a válvula aórtica e válvula pulmonar.

Algumas células cardíacas são auto-excitáveis, a contratação, sem qualquer sinal do sistema nervoso, mesmo retirado o coração e colocadas em cultura. Cada uma destas células tem o seu ritmo de contração intrínseca.

A parada cardíaca é a cessação súbita do ritmo cardíaco normal, que pode incluir uma série de patologias, tais como taquicardia, um batimento cardíaco extremamente rápido, que impede que o coração bombeie sangue eficazmente, fibrilação atrial, que é um ritmo cardíaco irregular e ineficaz, e assistolia, que é a cessação do ritmo cardíaco completo.

Obesidade, pressão alta, colesterol elevado e pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, metade da quantidade de ataques cardíacos ocorrem em pessoas com níveis normais de colesterol.

As doenças cardíacas são a principal causa de morte (e a primeira causa de morte no mundo ocidental).

É claro que é preciso considerar também outros fatores, como estilo de vida, por exemplo, a quantidade de exercício físico e sua dieta, assim como sua saúde em geral (mental e social, bem como físico).



Fonte: http://www.vidaesaude.org/biologia-vida/o-coracao.html

terça-feira, 17 de julho de 2012

Leptospirose

O que é ?

É doença infecciosa, uma zoonose, causada por uma série de bactérias de aspecto muito peculiar lembrando um saca – rolhas, chamada leptospira. A forma mais grave da doença e com mais alta mortalidade é associada ao Leptospira icterohaemorrhagiae, chamada, com mais propriedade, doença de Weil.

Como se adquire ?

A infecção humana na maioria das vezes está associada ao contato com água, alimentos ou solo contaminados pela urina de animais portadores do leptospira. As bactérias são ingeridas ou entram em contato com a mucosa ou pele que apresentem solução de continuidade. Os animais classicamente lembrados são os roedores mas bovinos, eqüinos, suínos, cães,e vários animais selvagens são responsabilizados pela difusão da doença. A contaminação entre pessoas doentes é absolutamente rara.

O que se sente ?

A doença é classicamente descrita como se mostrando em duas fases distintas. Após um período médio de 2 semanas desde a contaminação surgem os primeiros sintomas (incubação) febre, calafrio, conjuntivite, dor nos músculos (mialgia), fotofobia (incômodo na presença da luz), dor de garganta, gânglios no pescoço, estes sintomas vagos permanecem por 3 a 7 dias. Quando parece que está chegando a cura, recrudescem as queixas. A piora é secundária à disseminação da doença, agora com envolvimento de vários órgãos e do sistema vascular. Surgem novos e importantes sintomas icterícia (amarelão) e hemorragia que dão nome à própria bactéria (Leptospira icterohaemorrhagiae), no maior número de casos a doença é autolimitada, persistindo por 1 a 3 semanas. A moléstia pode ser mortal em 5 a 20% dos casos principalmente em idosos. A morte se dá freqüentemente por insuficiência renal.

Como se faz o diagnóstico ?

A suspeita clinica, mialgia (dores musculares), febre e conjuntivite, acrescidas da possibilidade de contato com: água, alimentos, vísceras, solo, etc. contaminados por animais que estejam excretando leptospira, principalmente o contato com urina de roedores autorizam a investigação laboratorial. A leptospira pode ser isolada do sangue ou do líquor nos primeiros 10 dias da doença; da urina a partir da segunda semana onde persiste por 30 dias ou mais. As técnicas de cultura são demoradas e difíceis. Anticorpos podem ser identificados sorologicamente durante ou após a segunda semana. De maneira geral estes testes são realizados em laboratórios oficiais.

Como se previne ?

A leptospirose é problema de saúde pública. A imunização de animais domésticos está indicada de rotina. A falta de controle dos ratos e as más condições de vida da população estão ligados à maioria dos casos no Brasil. Algumas profissões (agricultores, trabalhadores em abatedouros, caçadores, veterinários, lenhadores, pessoas que trabalham em esgotos, em arrozais e militares), têm tal risco de pegar a doença que tanto a vacinação humana como os usos profiláticos de antibióticos podem ser indicados.


Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?272&-leptospirose

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dicas Para Uma Vida Saudável




Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o governo incentiva a população a ter bons hábitos e conscientiza sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns tipos de produtos.


Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação.

O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de doenças. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, por exemplo, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados.

Vida saudável

A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.

As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso.

A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer.

Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor se forem adotados ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijão.

O Ministério da Saúde lançou o Guia da Alimentação Saudável. Na publicação estão os dez passos para uma alimentação saudável. São eles:

Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.

• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.


• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

• Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.



Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/cuidados-e-prevencao/