quinta-feira, 2 de maio de 2013

02 de Maio - Dia do Taquígrafo


Taquigrafia:

Escrita sintética e veloz, muito útil para o registro simultâneo de discursos, palestras, conferências, cursos, aulas, reuniões, entrevistas, anotações para Atas...

Taquigrafia ou estenografia (do grego taqui = rápido e grafia = escrita) é um termo geral que define todo o método abreviado ou simbólico de escrita, com o objetivo de melhorar a velocidade da escrita ou a brevidade, em comparação a um método padrão de escrita. A diferença entre taquigrafia e estenotipia é que a taquigrafia é feita à mão, geralmente usando lápis ou caneta; já a estenotipia utiliza-se de máquinas próprias na composição dos taquigramas.

Os sistemas típicos da taquigrafia fornecem símbolos ou abreviaturas para as palavras e as frases comuns, o que permite que alguém, bem treinado no sistema, escreva tão rapidamente que possa acompanhar as falas de um discurso.

Há muitos métodos taquigráficos diferentes no mundo inteiro, e muitos foram adaptados para a língua portuguesa.


Parabéns a todos os taquígrafos, pelo seu dia !

terça-feira, 30 de abril de 2013

30 de Abril - Dia da Baixada Fluminense


O dia 30 de abril marca as comemorações em homenagem ao Dia da Baixada. A data é uma referência à inauguração da primeira estrada de ferro construída no Brasil, em 1854, que ligava o Porto de Mauá, em Magé, à região de Fragoso, na subida da Serra de Petrópolis.

Foi a partir da estrada de ferro que começou o processo de surgimento de vilas e povoados em torno das estações ferroviárias. Esse foi o pontapé que deu origem às 13 cidades que hoje formam a Baixada Fluminense.

A idéia de se instituir o Dia da Baixada Fluminense, região com cerca de 3,5 milhões de habitantes, foi aprovada no dia 9 de dezembro de 2000. A intenção era celebrar os valores da região e discutir os problemas atuais, com a participação consciente de toda a sociedade. A região vive momento de crescimento econômico, alavancado pela obra do Arco Metropolitano, que deve ter sua primeira fase concluída em dezembro deste ano, e polos comerciais.

A região tem ainda atraído a atenção de grandes empresas do país e do exterior. Duque de Caxias, por exemplo, cidade com 855 mil habitantes, se prepara para receber uma fábrica da Coca-Cola, além dos centros de logística da empresa de cosméticos L’Oréal Paris e da montadora japonesa Nissan.

Queimados, por sua vez, conta com um polo industrial que saltou de sete para 20 empresas nos últimos quatro anos. E a expectativa do governo municipal é que esse número dobre até 2016.

O turismo também está em alta na Baixada. Paracambi, cidade com apenas 47 mil habitantes, passou a integrar o Guia Cultural do Vale do Café, uma edição do Instituto Cultural Cidade Viva, que envolve outros 15 municípios do estado e apresenta as regiões mais atrativas do segmento. Já Guapimirim está entre as 11 cidades do estado que fazem parte da rota turística alternativa na Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.


Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/rio/o-dia-baixada/um-dia-para-celebrar-os-valores-de-toda-a-regi%C3%A3o-1.576108

30 de Abril - Dia do Ferroviário


Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, o que fez com que data se transformasse em o Dia do Ferroviário, profissional que trabalha nas estradas de ferro. Apesar de atualmente não se dar o valor merecido ao transporte ferroviário, ele tem presença significativa na história, principalmente quando se remete as locomotivas, tanto no transporte de passageiros quando de cargas na construção do País. Uma marca histórica está em 1930, quando Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o presidente Washington Luís e começar um novo período da história nacional.


Parabéns a todos os ferroviários pelo seu dia!