sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cuidados com a saúde podem render desconto em planos

Operadoras poderão dar até 30% de descontos nas mensalidades ou dar prêmios para quem faz exercícios e cuida da saúde

 Fonte:Último Segundo

http://saude.ig.com.br/minhasaude/cuidados+com+a+saude+podem+render+desconto+em+planos/n1597173074819.html

AE | 23/08/2011 11:09

Foto: Getty Images

Saúde e prevenção: quem investe nesta dupla poderá ser beneficiado no plano de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem (22) uma resolução que incentiva a participação de beneficiários de planos de saúde em programas de exercícios, envelhecimento saudável e prevenção de doenças.
Faça o teste: Qual a atividade física ideal para você?
As operadoras podem oferecer até 30% de descontos nas mensalidades ou dar prêmios, como descontos em academia ou gratuidade em plano dentário, sem discriminação por idade ou doença preexistente.
Check-up: o que é e quando fazê-lo
Neste primeiro momento, a resolução é facultativa, informou a gerente-geral de Regulação Assistencial, Martha Oliveira. Mas, segundo o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, Arlindo de Almeida, as operadoras devem aderir à concessão de descontos ou prêmios.
“É uma tentativa de mudar o paradigma. Antes a gente privilegiava o tratamento e a remuneração da doença. Agora queremos mostrar a importância do cuidado com a saúde, dando um incentivo financeiro”, diz Martha.

Conheça os principais exames de saúde no Guia de Exames
As operadoras podem criar programas amplos, como o que previne sedentarismo, ou específicos, para grávidas, por exemplo. Mas não podem cobrar resultados, como emagrecimento.
“O que está atrelado ao desconto é a participação. O resultado dessa participação depende de outros fatores, como pré disposição genética”, explicou Martha. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Deputado Bruno Correia recebe em seu gabinete Carlos Santiago


O deputado Bruno Correia, recebeu em seu gabinete o pai da Gabriela(Sou da Paz), Carlos Santiago.
No encontro o deputado foi presenteado com um exemplar do livro Gabriela Sou da Paz.


Conheça um pouco do movimento:

História

O Movimento Gabriela Sou da Paz foi criado pelos pais de Gabriela Prado Maia Ribeiro vitima de uma bala perdida no metrô em 2003, Cleyde Prado Maia Ribeiro e Carlos Santiago Ribeiro ambos psicólogos.
Juntos com muita força e luta fizeram uma campanha de mobilização nacional, recolhendo assinaturas para uma emenda popular que altere o código penal eliminando as brechas da lei que permitem com que réus confessos estejam livres e possam praticar outros delitos.
A campanha de recolhimento de assinaturas para encaminhar ao congresso nacional um projeto de emenda popular começou em 2003, sendo entregues 1.300.000 assinaturas em 08/03/2006.
A imagem da Gabriela fazendo o símbolo da paz que deu origem ao símbolo da campanha surgiu espontaneamente em 2001. Gabriela adorava tirar fotos e tirou uma foto fazendo o símbolo da paz, a família forneceu várias imagens de Gabriela aos veículos de comunicação, mas essa imagem em especial ganhou grande destaque na mídia por razões óbvias e perpetuou seu caso.
Hoje a imagem da Gabriela e o Movimento Gabriela Sou da Paz são nacionalmente conhecidos.

www.gabrielasoudapaz.org

Jornal Hora H - 25/08/11



XVI Reunião das Comissões do Parlamento Latino-Americano



O deputado Bruno Correia participou na manhã desta quinta-feira 25/08/11 da abertura da XVI Reunião das Comissões do Parlamento Latino-Americano. O deputado foi o parlamentar mais jovem a participar do encontro.


Constituído em 1964, o Parlatino(Parlamento Latino-Americano) é uma organização regional e permanente, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina. A entidade tem como objetivo representar todas as tendências políticas existentes nos corpos legislativos latinoamericanos, e também é encarregada de promover, harmonizar e canalizar o movimento em direção à integração de seus membros. Participam do grupo 22 países: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.



Na abertura do evento, o Presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo, citou os importantes eventos internacionais que vão acontecer no Brasil e lembrou da importância dos países membros do Parlatino na realização desses eventos. O senador Flexa Ribeiro citou a força do Parlamento Latino-Americano e afirmou que a união do grupo é muito importante para diversas questões relacionadas a America Latina.
Serão realizadas reuniões no decorrer dos dias 25 e 26 de agosto de 2011, da Comissão de Meio Ambiente e Turismo; da Comissão de Serviços Públicos, Defesa do Usuário e Consumidor e da Comissão de Seguridade Cidadã, Combate e Prevenção ao Narcotráfico, Terrorismo e Crime Organizado. Algumas Comissões Permanentes da Alerj também foram convidadas para as reuniões do Parlatino, tais como a Comissão do Meio Ambiente, que tem como presidente o deputado Átila Nunes (PSL), a Comissão de Turismo, liderada pela deputada Myriam Rios (PDT), a Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT) e a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, chefiada pelo deputado Zaqueu Teixeira (PT). Constituído em 1964, o Parlatino é uma organização regional e permanente, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina. A entidade tem como objetivo representar todas as tendências políticas existentes nos corpos legislativos latinoamericanos, e também é encarregada de promover, harmonizar e canalizar o movimento em direção à integração de seus membros. Participam do grupo 22 países: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela. Veja abaixo os locais e horários das reuniões: Comissão de Meio Ambiente e Turismo - Local: Auditório Senador Nelson Carneiro, Prédio Anexo. Quinta-feira (25/08), das 14h às 18h, e sexta-feira (26/08), a partir das 10h Comissão de Serviços Públicos, Defesa do Usuário e Consumidor - Local: Sala 311 do Palácio Tiradentes. Quinta-feira (25/08), das 14h às 18h, e sexta-feira (26/08), a partir das 10h Comissão de Seguridade Cidadã, Combate e Prevenção ao Narcotráfico, Terrorismo e Crime Organizado - Local: Sala 316 do Palácio Tiradentes. Quinta-feira (25/08), das 14h às 18h, e sexta-feira (26/08), a partir das 10h.


Confira abaixo o texto da cobertura feita pela Comunicação da ALERJ
Fonte: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=40080

Texto:Marcela Maciel

BOM MOMENTO ECONÔMICO DO RIO É CITADO NA ABERTURA DO PARLATINO

O clima propício para investimentos no Rio de Janeiro foi lembrado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), durante a abertura da XVI reunião de comissões do Parlamento Latino Americano, que ocorre nesta quinta-feira (25/08), no plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes. “Um estudo da Firjan aponta que o Rio tem mais de 42 mil quilômetros quadrados e mais de US$ 6 milhões em investimento por metro quadrado”, afirmou ele, que destacou, ainda, os eventos que serão sediados pelo Rio: a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013; a Copa do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016.

O vice-presidente do Parlatino, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), disse que todas as reuniões que serão realizadas entre as comissões têm o objetivo de discutir temas ligados a todas as nações e de compartilhar experiências exitosas que possam ser aplicadas em outros países. Já a secretária das comissões do Parlatino, deputada uruguaia Daisy Tourne, afirmou que um dos temas importantes a ser discutido será a Segurança. “De nada adiantará investimentos maciços e programas de combate ao tráfico de armas, drogas e pessoas se não nos organizarmos como um continente neste enfrentamento, pois eles sim estão organizados. Sem a união do continente, não teremos sucesso em nível nacional”. Cerca de 80 legisladores de 22 países participam desta edição do Parlatino.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Luz, hormônios e fatores genéticos influenciam sono e relógio biológico

Bem Estar desta quarta (24) recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern.
Professor de biologia do sono Marco Túlio de Mello também foi convidado.

Fonte: G1.com

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/luz-hormonios-e-fatores-geneticos-influenciam-sono-e-relogio-biologico.html 

Do G1, em São Paulo
A quantidade de luz influencia a produção do hormônio do sono, a melatonina. Por isso que é tão importante estar em um ambiente escuro e tranquilo para dormir bem. Isso tudo também interfere no relógio biológico, que é a disposição natural para dormir e acordar – algo que pode mudar bastante durante a vida.
Para falar sobre a importância de respeitar o ritmo individual, o Bem Estar desta quarta-feira (24) recebeu o educador físico e professor de biologia do sono Marco Túlio de Mello e o endocrinologista Alfredo Halpern.
Relógio biológico (Foto: Arte/G1)
A diferença entre o relógio biológico e um relógio de pulso é exatamente a grande capacidade de tolerância que o organismo humano apresenta. Enquanto um bom relógio de pulso é aquele que nunca se atrasa ou adianta, um relógio biológico saudável tem grande capacidade de se ajustar aos desafios temporais. Mas, se a pessoa abusa, o corpo sofre.

Fatores genéticos determinam as características e diferenças individuais de cada relógio. Quem é mais noturno provavelmente começa a liberar melatonina mais tarde, então o sono vem mais tarde também.
Não existe um consenso sobre o que um trabalhador noturno deve comer à noite, se deve ingerir algo como se fosse dia ou se é melhor manter refeições mais leves. O metabolismo diminui à noite, por isso em teoria o melhor seria evitar alimentos pesados.
Muitas vezes, as pessoas deitam muito tarde e levantam cedo porque precisam, não porque gostariam. Os cientistas já inventaram até uma pílula para descobrir o verdadeiro relógio biológico de cada um.
A pedido do Bem Estar, o Instituto do Sono em São Paulo fez uma avaliação com o casal Carlos Frederico e Kaori Pereira. Ela é programadora de computadores e trabalha durante o dia. Ele é engenheiro e faz o horário noturno. Os dois têm três filhas para cuidar e tentam se adequar com diferentes relógios biológicos.
A curva de temperatura de Kaori tem grandes variações e se parece com a da maioria de nós: mais alta durante o dia e mais baixa à noite. As grandes variações são importantes para o organismo, porque determinados hormônios, como o do crescimento, só são liberados pelo corpo mais à noite, com a temperatura mais baixa.
Kaori respeita o relógio biológico dela, mas gostaria de dormir mais (acorda às 6h e entra às 8h30 no emprego). A análise do nível de atividade da programadora durante o dia aponta que ela se mexe mais em casa (enquanto cuida das 3 filhas) do que no trabalho, onde fica sentada até as 17h30. Às 22h, vai para cama e, às vezes, acorda durante a noite.
A temperatura de Carlos é mais alta que a da mulher. Ele não chega a baixar muito nem quando está dormindo. Com isso, as variações não são tão grandes, o que indica que o corpo dele se adaptou a horários diferentes. Mas essa curva de temperatura pouco acentuada pode prejudicar a liberação de hormônios.
A vantagem do engenheiro é que ele consegue dormir bem durante o dia (das 7h ao meio-dia). Se um indivíduo trabalha à noite e não dormir antes disso, a curva de temperatura fica menor e os efeitos são grandes no organismo – a imunidade pode baixar, por exemplo.
O bom é que Carlos tira mais um cochilo à noite (por volta das 20h30) antes de ir trabalhar, o que ajuda a recuperar o corpo.
Hormônios
O cortisol é o hormônio que nos deixa em alerta. Há um pico pela manhã, entre 7 e 8 horas, e à noite ele atinge o ponto mais baixo. Já o hormônio de crescimento aumenta dependendo da hora do jantar e do sono. Atinge o pico durante o sono e cai quando a pessoa acorda. O hormônio da saciedade leptina, por sua vez, tende a subir à noite e baixar ao longo do dia.
Se houver problemas de ajuste de horário biológico, é ideal fazer uma avaliação clínica com uma equipe multidisciplinar especializada, compostas por médicos, psicólogo e nutricionista.
Pensando Leve
A manicure Alexandra Silvério conta como é o ritmo dela e também diz como está o processo de emagrecimento.
Pela manhã, o metabolismo de Alexandra é mais lento, fica cansada, e à noite se desperta melhor (lá pelas 4h da manhã, começa a vir o sono).
Antes da reeducação alimentar, ela sentia mais vontade de comer à noite, e saia para fazer compras à 1 hora da manhã.
Enquete relógio biológico (Foto: Reprodução)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Presidente da Comissão de Saúde e Secretário de Saúde do Governo Estadual visitam unidades de Saúde do Estado

Nesta terça-feira 23/08/11, o Presidente da Comissão de Saúde da ALERJ,deputado Bruno Correia, e o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, visitaram unidades de Saúde na Baixada Fluminense. O Secretário aproveitou a oportunidade para apresentar a nova Central de Marcação de Exames de Imagem do Estado.

Hospital Adão Pereira Nunes – Saracuruna
O Diretor do Hospital, Dr. Manoel Moreira. apresenta a UTI neonatal ao deputado Bruno Correia .

Hospital de referência na Baixada Fluminense, conta com um moderno Centro de Imagem, equipe médica completa e uma grande emergência que realiza em média 500 atendimentos por dia. O fluxo de atendimento da unidade é extremamente rápido desde o acolhimento, passando pela classificação de risco, até o atendimento final e a resolutividade.
O setor pediátrico do hospital é completo e conta com profissionais gabaritados para atender os mais diversos casos. A unidade tem uma UTI neonatal de última geração.

O Diretor do Hospital, Dr. Manoel Pereira, com o deputado Bruno Correia e o Sec. Sérgio Côrtes.

O deputado conheceu o Centro de Imagem do Hospital.


Hospital da Mulher – Heloneida Studart


Destina-se ao atendimento de gestantes de alto risco e seus bebês, oferecendo também atendimentos em Ginecologia, dispõe de UI Neonatal e UTI adulto. O hospital funciona com gestão compartilhada e apresenta um excelente nível de atendimento. A unidade completou recentemente 1 ano de funcionamento. Durante esse período foi consolidado um centro de referência na atenção à Saúde da Mulher no Rio de Janeiro, com dedicação diferenciada, cuidado e carinho às pacientes.





Construção da Maternidade de Mesquita


O deputado Bruno Correia e o Sec. de Saúde do Rj, Sérgio Côrtes, visitaram as obras da nova maternidade de Mesquita na Baixada Fluminense.
A maternidade será de baixo risco e atenderá a demanda da população da Baixada, considerando o prognóstico do Ministério da Saúde de 2% da população adquirirem a gravides. O Governo do estado do RJ se prepara para o acolhimento de humanização das futuras mães da Baixada Fluminense.





Rio Imagem

Central de Marcação de Exames de Imagem
A Central de Marcação de Exames de Imagem foi criada para agendar exames de Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM) , de natureza ambulatorial.



Todas as pessoas, que tenham sido atendidas em uma Unidade Pública de Saúde e que tenham recebido uma solicitação de exame de TC ou RM, podem ligar para a Central de Marcação, solicitando o agendamento. Somente podem ser agendados exames solicitados em caráter ambulatorial. Se a solicitação do exame atender aos critérios do agendamento, este será efetuado de acordo com as vagas disponíveis, preferencialmente no Hospital mais próximo à residência do paciente.
O Centro de Marcação de Exames de Imagem funciona de segunda à sexta feira, das 7:00h às 19:00h e sábado das 7:00h às 13:00h, através do telefone: (21) 2332-6655.


Audiência Pública - Central de Regulação do SAMU na Baixada Fluminense




Preocupado com o alto índice de reclamações em relação ao atendimento do SAMU a população da Baixada Fluminense, o Presidente da Comissão de Saúde, deputado Bruno Correia, solicitou Audiência Pública para discutir os temas pertinentes a central de regulação do SAMU na Baixada Fluminense.

A Audiência foi realizada segunda-feira 22/08/11, e contou com a presença do deputado Bruno Correia, Presidente da Comissão de Saúde da ALERJ, da deputada Enfermeira Rejane e teve como convidados a Drª. Rosângela Belo (Secretária Executiva do CISBAF) e o Dr. Antônio Dieb (Coordenador da Central de Regulação).

Durante a Audiência o deputado Bruno Correia, aproveitou para questionar os convidados sobre a demora no atendimento.


Chegou-se a um consenso que a padronização do salário dos médicos é necessária para evitar o êxodo da classe. Em relação a demora, já está sendo criado um projeto que atenda melhor as necessidades médicas do programa e crie uma infraestrutura que agilize o atendimento as chamadas recebidas pelo SAMU.

O deputado Bruno Correia, já preparou um projeto de lei com o objetivo de facilitar os municípios a terem o mesmo teto salarial na região através de um cofinanciamento do Governo do Estado.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Esclarecimentos em relação a nota publicada na coluna "Extra Extra" do jornal "Extra" no dia 21/08/11.

O que ocorreu não foi uma blitz, e sim uma visita previamente aprovada pelos membros da comissão de saúde. Essa visita foi solicitada pelo deputado Miguel Jeovani (PR) que é membro efetivo da comissão de saúde.

O papel da comissão de saúde é fiscalizar os órgãos de saúde do Estado e também os órgãos Municipais que recebem repasse de verbas do estado.

A visita não teve conotação política. Apenas confirma o compromisso assumido pelo deputado Bruno Correia no dia de sua posse como Presidente da Comissão permanente de Saúde da ALERJ, em realizar visitas nas unidades de saúde que recebem repasse financeiro do estado.

Os órgãos Municipais visitados pela comissão de saúde em Araruama, recebem repasse de verbas do Governo Estadual.

Relação:

UPA Estadual : que é gerenciada pelo município e receber um incentivo financeiro do estado no valor de R$500.000,00

PSF ( programa saúde da família) Além de receber verba do Governo Federal, cerca de R$6.400,00 por equipe ( 10 equipes X 6,400 ) TOTAL/MENSAL de R$64.000,00 Por deliberação da CIB ( Comissão Intergestores da Bipartite) N°1.275 de 15/04/11 recebem R$1.250,00 por equipe, totalizando R$12.500,00 mensais.

Hospital Municipal Prefeito Armando da Silva Carvalho ( Hospital de São Vicente – Araruama) CNPJ N°36.492.221/0001-71, recebe um incentivo financeiro do estado no valor de R$184.000,00 através do Programa Apoio aos Hospitais do Interior ( PAHI )
O artigo 26 parágrafo 8 do regimento interno da ALERJ, define o a papel da Comissão de Saúde.

A Comissão de Saúde compete se manifestar sobre todas as proposições relacionadas com a saúde pública, educação sanitária, atividades médicas paramédicas, ação preventiva em geral, controle de drogas e medicamentos, exercício da medicina e profissões afins, e, ainda acompanhar os programas, projetos e ações governamentais na área de segurança alimentar.

Ata da 7ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde da ALERJ, onde foi definida a visita as unidades de saúde de Araruama.