sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Através de Indicação Legislativa do Deputado Bruno Correia,Armação dos Búzios,Vai Receber a Primeira Clínica da Saúde do Município


A Indicação Legislativa Nº 93/2011 de autoria do deputado Bruno Correia, foi aprovada no plenário da Alerj, no dia 01/11/2011.
A Clínica da Saúde funciona no mesmo molde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e têm como objetivo reforçar a prevenção e a promoção da saúde, além do diagnóstico precoce de doenças. Nessa nova estratégia - que está sendo reforçada em todo o país pelo governo federal, em parceria com estados e municípios - o cidadão tem acompanhamento de equipes de saúde, compostas por médicos, enfermeiros e auxiliares.
Os usuários da Clínica da Saúde terão acesso, ainda, a vacinas, exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia e teste do pezinho. O tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase também estarão disponíveis, o que diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre outras.

Indicação Legislativa Para Construção de Escola Técnica Profissionalizante No Município de Japeri




Deputado Bruno Correia Participa de Almoço de Confraternização da AFAITERJ


O deputado Bruno Correia,presidente da comissão de saúde da Alerj,participou do almoço de confraternização da AFAITERJ (Associação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro)




Confira o site da AFAITERJ: http://afaiterj.org.br/

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Deputado Bruno Correia e o Secretário Geral do PDT, Carlos Correia participaram da Convenção Municipal do PDT Japeri.

Deputado Bruno Correia,Concede o Diploma Leonel Brizola ao Professor Arildo Teles


PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 460/2011, DE AUTORIA DO DEPUTADO BRUNO CORREIA, QUE CONCEDE O DIPLOMA LEONEL BRIZOLA AO SR. ARILDO MATOS TELES.
PARECER: DA COMISSÃO DE NORMAS INTERNAS E PROPOSIÇÕES EXTERNAS, FAVORÁVEL.
RELATOR: DEPUTADO MARCUS VINICIUS.

O Diploma LEONEL BRIZOLA é destinado a premiar anualmente personalidades e entidades que reconhecidamente hajam prestado meritória e destacada contribuição em defesa dos direitos do trabalhador e do trabalhismo no Estado do Rio de Janeiro
.

Deputado Bruno Correia, faz Indicação para a Construção de Escola Técnica Profissionalizante no Município de Seropédica

Gabinete Itinerante - Jardim Metrópole

O Gabinete Itinerante do deputado Bruno Correia, tira dúvidas,recolhe sugestões de projetos de lei e indicações aos órgãos públicos,recebe reclamações e da encaminhamentos.




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Amigo Oculto do Gabinete



Governo e indústria firmam acordo para ampliar lista de produtos que terão redução de sal na composição

Batatas fritas, bolos e pães estão entre os itens que terão, no máximo, 100 gramas de sódio

Agência Brasil

SÃO PAULO – As batatas fritas, a batata palha e os salgadinhos de milho consumidos, principalmente, pelas crianças e pelos adolescentes, deverão chegar ao comércio com menor teor de sal. É o que determina acordo assinado na última terça-feira entre o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia em uma nova etapa da parceria iniciada em abril deste ano para diminuir o uso de sódio nos alimentos processados, em uma lista de 12 categorias.
Também fazem parte da lista do acordo o pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, maionese e biscoitos (doces ou salgados). Cada um desses produtos terá de ter, no máximo, 100 gramas de sódio. Em abril, os empresários já haviam assumido o compromisso de adotar esse critério em relação às massas instantâneas, biscoitos e pão de forma.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é a de reduzir 1.600 toneladas de sódio nos alimentos preparados até 2016. Pesquisa feita pelo Ministério indicou que metade da população está acima do peso e 15% são obesos.
- Há uma proporção grande de crianças e adolescentes e temos de fazer um esforço para que haja mudança no hábito alimentar, de forma que as pessoas tenham mais acesso a um alimento saudável. Com menos sódio [nos alimentos] e mais atividade física, poderemos prevenir doenças cardiovasculares e câncer - disse.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (Abia), Edmundo Klotz, afirmou que é um desafio para a indústria atingir o objetivo de baixar o consumo per capita diário do brasileiro, de 12 gramas para 5 gramas de sódio, como é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Temos que encontrar alternativas e substitutos. Não está sendo fácil.
Além do Ministério e da Abia, assinaram o acordo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pensando no perigo que o sal em excesso representa para a saúde, o deputado Bruno Correia, criou o seguinte projeto de lei que já foi aprovado pela Alerj e aguarda a assinatura do Governo do Estado:



Diário Oficial 14/12/2011

PARQUES TERÃO QUE APRESENTAR DADOS SOBRE MANUTENÇÃO DE BRINQUEDOS

 
Com o objetivo de garantir a segurança da população que utiliza brinquedos de parques de diversão, os deputados Bruno Correia(PDT) , Waguinho (PRTB) e Wagner Montes (PSD) apresentaram o projeto de lei 657/11, aprovado nesta terça-feira (06/12), em segunda discussão. De acordo com o texto, os estabelecimentos ficarão obrigados a fixar, na entrada de cada atração, placas informativas, com letras visíveis, com dados sobre manutenção e vistoria técnica do aparelho, bem como sobre eventuais riscos inerentes à sua utilização, que deverão estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Acidentes recentes, alguns com mortes, chamaram nossa atenção para a necessidade de alerta aos frequentadores”, explicou Waguinho.
O projeto também define a colocação de mensagens, tipo “Essa atração não deve ser utilizada para pessoas hipertensas e cardíacas”, em brinquedos que ofereçam risco para portadores de doenças. Ele será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar seu texto. Se transformada em lei, a proposta punirá infrações com multas de 200 a 500 Ufirs, que poderão ser dobradas em caso de reincidência.

Texto:Fernanda Porto/Comunicação Alerj

Deputado Bruno Correia e o Secretário Geral do PDT, Carlos Correia participaram da Convenção Municipal do PDT Seropédica.



terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Deputado Bruno Correia, Tem Projeto de Lei Aprovado na Alerj


PROJETO DE LEI657/2011
            EMENTA:
            DETERMINA QUE EM TODOS OS BRINQUEDOS E DEMAIS ATRAÇÕES EXISTENTES EM PARQUES DE DIVERSÃO EM FUNCIONAMENTO NO ESTADO SEJAM FIXADAS, EM LOCAL VISÍVEL PARA O PÚBLICO, PLACAS INFORMATIVAS COM DADOS SOBRE MANUTENÇÃO, VISTORIA TÉCNICA E EVENTUAIS RISCOS NA UTILIZAÇÃO DESSES APARELHOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Autor(es): Deputado WAGUINHO, BRUNO CORREIA, WAGNER MONTES


A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:

Art. 1º - A administração dos parques de diversão em funcionamento no Estado fixará, na entrada de cada um dos brinquedos e atrações disponíveis, placas informativas, com letras bem visíveis para o público, com dados sobre manutenção e vistoria técnica do aparelho, bem como sobre eventuais riscos inerentes à sua utilização, que deverão estar de acordo com as Normas Brasileiras para Parques de Diversão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
§ 1º - Para efeito do disposto no “caput”, adota-se entendem-se como dados referentes à manutenção a data em que esta foi realizada pela última vez, a data em que deverá ser feita a próxima manutenção e o número do laudo de vistoria emitido pelas autoridades públicas competentes.

§ 2º - Para efeito do disposto no “caput”, entendem-se como informações relativas aos eventuais riscos inerentes à utilização do brinquedo ou da atração informações que indiquem riscos para as pessoas portadoras de doenças, como, por exemplo, a seguinte mensagem: “Este brinquedo não deve ser utilizado por pessoas hipertensas e cardíacas”.

Art. 2º - A não observância do disposto no art. 1º e seus parágrafos acarretará aos parques de diversões multa de 200 (duzentas) a 500 (quinhentas) UFIRs, a ser dobrada em caso de reincidência.

Art. 3º - As eventuais despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão a conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no Orçamento vigente e suplementadas se necessário.

Art. 4º - Esta Lei poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo para garantir a sua execução.

Art. 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 21 de junho de 2011.





      (a) WAGUINHO, BRUNO CORREIA, WAGNER MONTES

JUSTIFICATIVA

A proposição legislativa que ora apresentamos tem o objetivo de trazer para a Assembléia Legislativa o debate sobre a ampliação do acesso das pessoas com deficiência auditiva ou visual à cultura.

A legendagem em língua portuguesa em obras audiovisuais é um recurso simples e efetivo para a inclusão da pessoa com deficiência auditiva. Por meio desse artifício, a obra audiovisual passa a ser plenamente compreendida por esses indivíduos. Embora seja conhecida a habilidade de leitura labial desenvolvida por muitas dessas pessoas, essa técnica não é suficiente para a compreensão integral dos diálogos, uma vez que a obra audiovisual não é concebida com esse propósito específico.

Por outro lado, a ampliação do uso da audiodescrição em obras audiovisuais para cinema, televisão e em outros espetáculos representa uma perspectiva inovadora e muito promissora no campo da inclusão das pessoas com deficiência visual. Em todo o País, diversos espetáculos têm adotado esse recurso em caráter experimental e os resultados têm sido excelentes.

Em linhas gerais, a audiodescrição consiste em uma narrativa que, somada aos diálogos já presentes na obra – e não em substituição a eles – permite ao espectador com deficiência visual ter acesso a várias informações não verbalizadas nos diálogos constantes da obra. Essa narração inclui descrições de cenários, gestos, aspectos do ambiente e da caracterização dos personagens, cores e outros detalhes, fundamentais para a compreensão da obra cinematográfica. A audiodescrição pode ser pré-gravada ou realizada ao vivo, e pode ser transmitida aos espectadores por meio de receptores individuais.

Trata-se de uma forma de ampliação de acessibilidade em franca expansão em vários países, onde o tema da inclusão da pessoa com deficiência permeia todos os debates relativos aos mecanismos de divulgação da cultura. No Brasil, embora ainda sejam incipientes, as discussões sobre a audiodescrição vão se firmando no cenário cultural. Há registros de sessões cinematográficas em festivais, utilizando a audiodescrição, que foram muito bem recebidas pelo público.

Afinal, de acordo com o disposto no art. 215, caput, da Constituição Federal, o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Esta proposição, portanto, inclui-se entre os esforços no sentido de que as pessoas com deficiência tenham acesso a todos os espaços de convívio social, de fruição cultural e a todas as atividades da vida cotidiana.
Dessa maneira, contamos, uma vez mais, com o inestimável apoio de nossos nobres pares para a aprovação desta importante propositura.

Deputado Bruno Correia, Recebe Carta Aberta Sobre o Caos na Saúde Suplementar.

Membros do SindMed( Sindicato dos Médicos de Niterói, São Gonçalo e Região) e da AHERJ(Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro), acompanhados do deputado Dr. José Luiz Nanci, entregaram ao Presidente da Comissão de Saúde, deputado Bruno Correia, uma carta relatando o total descaso dos planos de saúde com os médicos e os hospitais do Estado do Rio.

Membros do SindMed e AHERJ, no gabinete do deputado Bruno Correia.

Deputado Bruno Correia com o deputado Dr. José Luiz Nanci.



Upa de Maricá Começa a ser Construida




Após o puxão de orelha do deputado estadual Bruno Correia, presidente da comissão de saúde da Alerj, no prefeito Quaquá, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas começou a ser construída nesta quinta-feira (8) em Inoã, no terreno da Rua Euclides Muniz de Andrade, no loteamento Bosque Fundo, às margens da RJ - 106. 
Caminhões com as peças da estrutura do prédio da unidade de saúde chegaram ao local pela manhã. Segundo técnicos responsáveis, a UPA que está sendo construída é do tipo três, de maior capacidade para atender regiões com população entre 200 mil e 300 mil habitantes e a obra pode ficar pronta em 45 dias. Serão seis médicos, vinte leitos de observação e capacidade média de 300 a 450 atendimentos por dia. 
A novela UPA: Muitas datas marcadas e Promessas não cumpridas
Foto: Lei Seca Marica
Em meados de 2010, algumas sapatas já haviam sido assentadas no terreno ao mesmo tempo em que a prefeitura anunciava a construção da UPA em parceria com o governo de Estado, numa placa de publicidade próximo ao local da obra à beira da rodovia, após várias promessas e datas marcadas. Entretanto, poucos dias depois, a placa foi, misteriosamente, retirada, causando uma grande decepção aos moradores que há muito sonhavam com a instalação da UPA na região.
Durante praticamente 1 ano, a promessa da construção da UPA foi deixada de lado e o prefeito começou a dar prioridade à sua campanha de reeleição efetuando gastos astronômicos em propaganda e com eventos de menor importância. No decorrer desse período, a Saúde passou por momentos difíceis e o número de óbitos no hospital Conde Modesto Leal aumentou diariamente e em escala astronômica.
Deputado Bruno Correia entra no circuito e viabiliza construção
Em setembro de 2011, o morador Eduardo Carvalho, após colher cerca de 270 assinaturas de moradores de Inoã, foi até o gabinete do deputado Bruno Correia, levado pelo seu amigo, o deputado Pedro Fernandes, e solicitou a construção de uma UPA em Maricá, expondo fatos que condiziam com a necessidade urgente dessa Unidade de Saúde. Imediatamente, Bruno Correia fez o pedido ao governador e ao secretário estadual de saúde Sérgio Côrtes que resolveram atender o pedido dos moradores (reveja a matéria clicando aqui). Porém, a assistente parlamentar do deputado, Fabiane Gil, detectou um imbróglio na documentação do terreno e entrou em contato com o prefeito que ficou de resolver a questão. Em entrevista exclusiva ao Itaipuaçu Site, o deputado deixou um recado para o prefeito Quaquá, enfatizando que se a prefeitura não fizesse a sua parte a UPA correria sérios riscos de se inviabilizar. 

Fonte: Itaipuaçu Site

UPA de Maricá Começa a ser Montada.


A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Inoã, conseguida pelo deputado Bruno Correia (PDT), presidente da Comissão de Saúde da Alerj, teve as primeiras peças pré-moldadas desembarcadas ontem (08) de quatro carretas  às margens da RJ-106, Inoã. Os técnicos responsáveis informaram que, sem interrupções, a obra deverá estar totalmente concluída em 45 dias.
Segundo a Prefeitura de Maricá, essa UPA é do tipo três, com capacidade de atender uma população entre 200 mil e 300 mil habitantes. Serão seis médicos, vinte leitos de observação e capacidade média de 300 a 450 atendimentos por dia. Quando estiver em funcionamento, a UPA irá desafogar os atendimentos de urgência e emergência, atualmente concentrados no hospital municipal. Essa UPA 24h também vai beneficiar moradores dos bairros vizinhos do Calaboca e do Rio do Ouro, em São Gonçalo.
A população de Maricá é de 128 mil pessoas, segundo o IBGE, o 3º distrito - Inoã - concentra o maior contingente populacional da cidade e é responsável por 34% dos atendimentos do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.
A prefeitura solicitou ao presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER-RJ), Henrique Ribeiro, a construção de uma passarela na altura do quilômetro 15 da rodovia. Essa medida traz segurança também para pedestres que atravessam a RJ a caminho do novo shopping. Nesse trecho da estrada alguns acidentes já foram registrados e comoveram vereadores que debateram uma solução para a segurança das pessoas nesse trecho do km15.


Fonte: Jornal Enter

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Através de Indicação Legislativa do Deputado Bruno Correia,Campos dos Goytacazes,Vai Receber a Primeira Clínica da Saúde do Município


A Indicação Legislativa Nº 93/2011 de autoria do deputado Bruno Correia, foi aprovada no plenário da Alerj, no dia 01/11/2011.
A Clínica da Saúde funciona no mesmo molde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e têm como objetivo reforçar a prevenção e a promoção da saúde, além do diagnóstico precoce de doenças. Nessa nova estratégia - que está sendo reforçada em todo o país pelo governo federal, em parceria com estados e municípios - o cidadão tem acompanhamento de equipes de saúde, compostas por médicos, enfermeiros e auxiliares.
Os usuários da Clínica da Saúde terão acesso, ainda, a vacinas, exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia e teste do pezinho. O tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase também estarão disponíveis, o que diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre outras.

Indicação Legislativa Para Construção de Hospital Geriátrico Na Região da Baixada Fluminense



Indicação Legislativa Para Construção e Instalação de Escola Técnica Profissionalizante No Município de Guapimirim