sexta-feira, 26 de abril de 2013

Deputado Bruno Correia Recebe Em Seu Gabinete, Irinelma Ferreira e Sergio Almeida


O deputado Bruno Correia, recebeu em seu gabinete, a presidente do diretório municipal de Itaperuna, Irinelma Ferreira e o secretário de governo da prefeitura municipal, também de Itaperuna, Sergio Almeida.

Na oportunidade, Bruno apresentou um projeto de inclusão digital para o munícipio.

Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

1º Audiência Pública da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários.


O deputado Bruno Correia (vice-presidente da comissão), participou na tarde desta quinta-feira, da 1º Audiência Pública da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários. A reunião contou com a presença dos deputados: Nilton Salomão (Presidente da Comissão), Lucinha e Luiz Paulo, além de contar com José Augusto (Prefeito do município de São José do Vale do Rio Preto, Rubens Bomtempo (Prefeito de Petrópolis), Rosângela Cardoso Sampaio,(Gerente de Atendimento da Caixa Econômica) José Beraldo (Subsecretário extraordinário da região serrana) e Rafael Simões (Tenente coronel da defesa civil de Petrópolis).

Foi discutido como tratar da questão habitacional da região serrana, buscando soluções para as pessoas que perderam suas moradias e que estão nas áreas de risco, convivendo com as fortes chuvas, desde janeiro de 2011. Muitos estão voltando para as áreas de risco e o governo estadual já foi comunicado para que haja uma mobilização, principalmente nas famílias abandonadas que estão vivendo nas encostas.

Nova Friburgo conta com o comprometimento de serem entregues 140 unidades unidades habitacionais até abril de 2013, 220  até agosto e 460 até dezembro. A reunião também foi útil para que as obras se torne prioridade máxima do Estado ;  As famílias precisam de ajuda e a comissão está trabalhando pra reverter essa triste realidade.

Os municípios envolvidos como Teresópolis, Areal, Bom Jardim, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, aguardam o governo estadual e a Caixa Econômica, para construção das casas através do projeto "Minha Casa Minha Vida", que no momento estão aguardando licitação da infraestrutura, licenciamento ambiental e contratação do financiamento, projeto em análise da Caixa.

25 de Abril - Dia da Contabilidade


No dia 25 de abril, comemora-se o Dia da Contabilidade. Neste dia, em 1926, o senador João Lyra Tavares, patrono da contabilidade no Brasil, defendeu a regulamentação da profissão contábil no Congresso Nacional. A regulamentação ocorreu através do Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, que organizou o ensino comercial no Brasil. Cumpre destacar que 25 de abril não é o dia do profissional contábil, e, sim, o Dia da Contabilidade. Os profissionais contábeis celebram algumas datas comemorativas ao longo do ano, a saber: 22 de setembro - Dia do Contador; 20 de novembro - Dia do Técnico em Contabilidade; e 12 de janeiro - Dia do Empresário Contábil.

A Contabilidade, como campo de estudo, e, através de suas técnicas, na geração de informações contábeis, possibilita que as pessoas jurídicas tomem conhecimento de sua situação econômica, financeira e patrimonial, integrando-se na sociedade, o que confere segurança na realização dos negócios. Através da contabilidade apuram-se custos, despesas, receitas, ativo, passivo, PIB, arrecadação de tributos etc. Além disso, é ela que apura lucros ou prejuízos e que fornece subsídios para que as empresas prosperem com segurança. Quando há problemas, é a contabilidade que acena com as soluções.

Portanto, no dia 25 de abril, comemora-se o Dia da Contabilidade, e é com muito orgulho que seus profissionais, contadores e técnicos, devem comemorá-lo. Apesar de ainda não terem logrado reconhecimento como profissões necessárias à proteção da sociedade, devem aproveitar este momento para repensar o seu papel junto a essa área tão importante para a estabilidade social.


Salézio Dagostim

Parabéns a todos os contadores e técnicos em contabilidade, pelo seu dia!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

24 de Abril - Dia Internacional do Jovem Trabalhador




No dia 24 de abril comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, uma data voltada para valorizar a importância dos jovens no mercado de trabalho. No Brasil, por exemplo, de acordo com a última pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego, dos 30,32 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, 20,23 milhões são economicamente ativos. Cerca de 35% dos jovens que têm uma ocupação não concluíram o ensino fundamental e outros 34,5% têm, pelo menos, o ensino médio completo. Além disso, 24,45% dos jovens brasileiros trabalham e estudam.
 
Com um mercado tão competitivo somado à atual crise econômica pela qual o mundo enfrenta, é comum um sentimento de incerteza sobre qual caminho seguir. Isso acontece especialmente com os jovens que estão no momento de decidir por qual profissão seguir ou para aqueles que estão terminando os estudos mas não sabem como serão recebidos pelo mercado de trabalho.
 
A qualificação profissional e o acesso ao ensino superior são grandes diferenciais para os que almejam se destacar nesse universo e mudar as estatísticas de hoje. A Anhanguera Educacional, uma das maiores organizações privadas do setor de ensino superior no Brasil, está atenta às necessidades do jovem trabalhador e oferece um modelo de ensino voltado a esse público.
 
“Devido ao perfil dos alunos, em que a maioria trabalha de dia e estuda à noite, é fundamental que eles desenvolvam o máximo de atividades em sala de aula”, afirma o professor Ricardo Marafon, diretor regional da Anhanguera. Para comprovar a qualidade do modelo acadêmico são feitas diversas avaliações, tanto internas, quanto externas.


Fonte: http://www.vestibular1.com.br/noticias/noticias_05/dia_jovem_trabalhador.htm