quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dieta rica em magnésio aumenta a proteção do coração contra derrames.

Incluir mais magnésio na alimentação - mineral encontrado em folhas verde-escuro, como couve e espinafre, além de oleaginosas, feijões e grãos integrais - pode ajudar a prevenir derrame. A descoberta foi realizada por pesquisadores da Karolinska Institutet , em Estocolmo, na Suécia.

Os pesquisadores analisaram sete estudos publicados nos últimos 14 anos, que contaram, ao todo, com 250 mil pessoas acompanhadas por aproximadamente 11 anos. Dessas, por volta de 6.500 (3%) tiveram acidentes vasculares encefálicos (AVE, popularmente conhecido como AVC) durante o período.

Os pesquisadores observaram que, a cada 100mg de magnésio que uma pessoa come ao dia, seu risco de sofrer um acidente vascular encefálico isquêmico - tipo mais comum, que costuma ser causado por um coágulo sanguíneo - pode cair até 9%. Os resultados foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition.

Antioxidantes reduzem o risco de AVC em mulheres

Fazer uma dieta rica em alimentos fonte de antioxidantes, como vegetais, frutas e grãos integrais, pode diminuir as chances de uma mulher sofrer um acidente vascular encefálico (mais conhecido como AVC ou acidente vascular cerebral. De acordo com outro estudo do Karolinska Institutet, o efeito é positivo mesmo que a pessoa já apresente um histórico de doença cardíaca ou AVC.

Ao final desse período, houve 1.322 casos de acidentes vasculares cerebrais entre as mulheres sem histórico de doença cardíaca ou derrame. Entre as mulheres com doença cardíaca ou acidente vascular cerebral anterior, houve 1.007 casos de AVC após um período aproximado de 10 anos.
Entre as mulheres com histórico de doença cardíaca ou derrame, aquelas que comeram e beberam os alimentos mais ricos em antioxidantes tiveram 45% menos chances de ter um acidente vascular cerebral hemorrágico - que pode causar sangramento no cérebro devido a um vaso sanguíneo rompido - do que as mulheres que comiam menos.

No entanto, mais estudos são necessários antes que os efeitos desse tipo de dieta no risco de AVC possam ser quantificados.



Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/14602-dieta-rica-em-magnesio-aumenta-a-protecao-do-coracao-contra-derrames

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nutriente da soja pode prevenir e controlar a hipertensão.

Um estudo realizado na Universidade de Columbia (EUA) e divulgado no encontro anual do American College of Cardiology aponta as isoflavonas - nutriente encontrado na soja, no chá verde, no amendoim e em outros alimentos vegetais - como potentes aliadas no controle e na prevenção da hipertensão arterial. Segundo os pesquisadores, esse componente contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, melhora a pressão.

Participaram do estudo mais de 5.000 americanos, inicialmente com idade entre 18 e 30 anos, que foram acompanhados por 20 anos. As pessoas que consumiam diariamente 2,5 miligramas ou mais de isoflavonas tiveram, ao final da pesquisa, uma significativa redução na pressão arterial em comparação com quem ingeriu menos de 0,33 miligramas do alimento. A pressão arterial sistólica (o primeiro número na leitura da aferição de pressão) ficou, em média, 5,5 pontos menor para as pessoas que comiam maiores quantidades do nutriente.

Onde encontrar isoflavonas?

É bastante fácil adicionar isoflavonas à dieta - um copo de leite de soja contém 22 miligramas de isoflavonas e 100 gramas de soja torrada têm até 130 miligramas. O componente beneficia a pressão arterial porque estimula a produção de enzimas que sintetizam óxido nítrico, substância que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e controlar a pressão arterial.

Os pesquisadores chamam atenção para a necessidade de cuidar de outros fatores associados, como peso, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, etc. Eles acreditam que os benefícios da isoflavona podem estar relacionados a um estilo de vida mais saudável, ou ainda a outros fatores desconhecidos.

Oito dicas para evitar a hipertensão

Controlar a hipertensão com remédios é rotina na vida de 1/4 dos brasileiros. A doença, que sobrecarrega o coração, é crônica e pode causar sérios problemas para visão, rins e cérebro, além de ser a causadora do infarto do miocárdio. Mas pequenas atitudes podem evitar o quadro ou ajudar no controle dele. "Os maus hábitos à mesa e o sedentarismo colaboram para que os casos de hipertensão aumentem. Muitos pacientes vivem com a doença e não sabem, porque ela não traz sintomas no início", afirma José Kawazoe Lazzoli, especialista em cardiologia e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME). Abaixo, o cardiologista indica uma série de hábitos que, diluídos no dia a dia, ajudam você a viver de maneira mais saudável sem depender da farmácia.

Verifique a pressão arterial mensalmente

De acordo com o especialista, mesmo quem não sofre com a doença precisa ficar atento e medir a pressão ao menos uma vez por ano. "Cerca de 25% da população adulta é composta por hipertensos. Mas a maioria deles nem desconfia disso e ignora os cuidados, podendo sofrer com problemas mais sérios no futuro", diz o médico. Mas não vale medir a pressão de qualquer jeito:



- Repouse 15 minutos antes, em um lugar tranquilo;
- Caso tenha fumado, aguarde 30 minutos;
- Não fale durante o procedimento;
- Permaneça deitado ou sentado durante o processo;
- Esvazie a bexiga;
- Após exercícios físicos, aguarde 30 minutos;
- Não tome café 20 minutos antes da medição.

Evite o excesso de peso

A grande quantidade de gordura corporal também afeta o aumento da pressão arterial. Acabar com o excesso de peso é uma ótima sugestão para quem não deseja encarar riscos. "É como se o coração fosse obrigado a aumentar a força para bombear o sangue em direção aos outros órgãos. Quando o peso diminui, muitas vezes, também reduzimos a dose dos medicamentos", afirma o cardiologista.

Mantenha uma alimentação saudável

Há uma gama de alimentos que podem desencadear ou agravar a doença. "O excesso de sal e de gorduras saturadas, assim como a ingestão de gorduras trans são amigos da hipertensão. Evitá-los é fundamental para manter a doença longe e ou para controlá-la", ressalta o médico.

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

De acordo com o especialista, consumir bebidas alcoólicas de forma moderada não é prejudicial para a pressão arterial, mas exagerar na dose pode causar estragos. "O consumo excessivo de álcool compromete todo o organismo, inclusive a pressão arterial", diz.

Acalme os nervos

De forma isolada, o estresse não é capaz de causar a hipertensão, mas quando combinado com outros fatores de risco pode agravar o quadro. "Buscando alternativas para viver de maneira mais tranquila, o coração tende a trabalhar melhor e as doses dos medicamentos podem até diminuir", diz o cardiologista.

Abaixo a fumaça

O cigarro deve ser mantido apagado - e bem longe - se o desejo é permanecer distante dos riscos da hipertensão. O fumo é um dos principais fatores de risco para doença arterial coronariana. ?As substâncias tóxicas do cigarro provocam o enrijecimento das artérias, fato que compromete a passagem de fluxo sanguíneo e faz a pressão subir?, afirma o cardiologista.


          

Não tome medicamentos sem prescrição médica

Nada de se automedicar e correr riscos. Os remédios de hipertensão devem ser prescritos após uma série de exames. "Cada pessoa apresenta um nível diferente de elevação da pressão arterial, por isso é importante ressaltar que o uso indevido desses medicamentos pode contribuir até para a piora do quadro. O remédio que funciona para uma amiga, certamente não funcionará para você", alerta o especialista.

Hora de mexer o corpo

Pessoas sedentárias têm cinco vezes mais chance de desenvolver hipertensão arterial do que indivíduos fisicamente ativos. "A prática regular de exercícios ajuda no controle dos níveis da pressão arterial, porque melhora o condicionamento físico do coração, fazendo com que ele não fique sobrecarregado", diz.


Além disso, a prática regular de atividades provoca um efeito anti-hipertensivo por ajudar a queimar os quilos extras. "Não basta perder peso, é necessário reduzir essa massa gorda", explica. "A atividade física facilita a circulação sanguínea, melhora a oxigenação e automaticamente colabora para reduzir a pressão alta", ressalta José Kawazoe Lazzoli.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mantenha-se Saudável Mesmo Em Uma Dieta Com Restrições.


É sempre muito comentada e exaltada a importância de manter uma alimentação balanceada, que inclua todos os grupos alimentares. Algumas pessoas, porém, não comem determinados alimentos - por escolha própria ou intolerância a alguma substância - e podem ter mais dificuldades para ter uma dieta saudável.

Entretanto, fazendo as substituições certas, é perfeitamente possível adquirir todos os nutrientes necessários, mesmo deixando alguns alimentos de lado. Separamos as dietas restritivas mais comuns e conversamos com duas nutricionistas, que indicaram as alternativas ideais para cada uma delas.


Vegetarianismo

Em uma dieta vegetariana, que corta toda a carne e derivados de animal da dieta, o maior desafio é conseguir suprir a necessidade diária de proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, cujas principais fontes são alimentos de origem animal. "Ao mesmo tempo, uma dieta vegetariana equilibrada pode nivelar o colesterol e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares", diz a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro.

 
Segundo Vivian, a ausência de proteínas de origem animal pode causar anemia ferropriva, que é causada por insuficiência de ingestão de ferro. Por isso, a nutricionista Amanda Epifânio, do Citen, explica que o consumo de proteína vegetal é fundamental para os vegetarianos não sofrerem com a deficiência protéica. 


A proteína vegetal pode ser encontrada em leguminosas como feijão, lentilhas, ervilha seca, proteína texturizada de soja e castanhas. "A vantagem de uma dieta com esses alimentos como fonte protéica é a ausência de gorduras e a presença de fibras", conta Vivian.


Já para alcançar as necessidades de ferro e vitaminas do complexo B, os vegetais de coloração verde-escuro devem estar presentes diariamente nas refeições, tanto no almoço como no jantar. Algumas opções são rúcula, agrião e espinafre. Vivian também diz que é possível aumentar a capacidade de absorção do ferro combinando esses vegetais com suco de laranja, limão ou acerola, ricos em vitamina C que facilita o aproveitamento do ferro.

 
Colesterol alto

Pessoas com altas taxas de LDL, conhecido como colesterol ruim, correm o risco de formar placas de gorduras prejudiciais ao organismo, aumentando a chances de desenvolver uma doença cardiovascular.


Vivian afirma que apenas a fração HDL, o colesterol bom, é capaz de remover o excesso de LDL no sangue, evitando o entupimento das artérias. "O ideal são taxas de LDL baixas e HDL altas", diz a nutricionista.


Por isso, as gorduras, principalmente dos alimentos de origem animal, leite e carnes, devem ser evitadas no cardápio diário. "Entretanto, não há necessidade de abolir completamente esses grupos alimentares do cotidiano", alerta Amanda Epifânio, que explica que o ideal é buscar versões mais magras desses alimentos, como leite desnatado, queijo branco e cortes de carne bovina magros, como coxão mole ou coxão duro.

 
A dieta adequada para pessoas que precisam controlar o colesterol deve ser rica em gorduras monoinsaturadas, frutas, verduras, legumes, fibras e grãos integrais. Confira os principais alimentos aliados:


- Oleaginosas, como avelã, castanhas, amêndoas e nozes, que possuem gorduras monoinsaturadas;


- Suco de uva natural com casca, que é rico em uma substância chamada resveratrol, que ajuda a diminuir o colesterol e tem função antioxidante;


- Frutas cítricas, que reforçam as paredes das artérias e combatem a formação das placas de gordura; - Abacate, rico em gorduras monoinsaturadas, o que auxilia nas taxas de HDL;


- Alho, por possuir compostos sulfurados, que diminuem as taxas de LDL e impedem seu acúmulo nas paredes das artérias;


- Cebola, que diminui a obstrução dos vasos e a formação de placas de gordura.


Já os óleos vegetais não devem ser excluídos completamente da dieta. Amanda explica que não são eles os responsáveis diretos pelo aumento do colesterol. "Óleos vegetais, quando consumidos em excesso, contribuem para o ganho de peso, e esse sim pode contribuir para elevação do colesterol", conta a nutricionista.



O ideal é manter o consumo de óleo vegetal na alimentação, pois são fontes importantes de Omega 3 e Omega 6. "Mas sempre com moderação, que é o lema da alimentação saudável", completa Amanda.
intolerância à lactose


Intolerância à lactose

A intolerância à lactose ocorre por uma produção insuficiente de uma enzima chamada lactase, responsável por digerir a substância. Os sintomas mais comuns são diarréia, distensão abdominal, gases e má digestão. Porém, só é possível fazer um diagnóstico preciso após ir ao médico e fazer uma série de exames.



O intolerante precisa suspender alimentos fontes desse elemento, ou seja, leite e derivados. A grande questão é que excluir essas opções da dieta causará, inevitavelmente, uma restrição do consumo de cálcio, nutriente fundamental para a saúde óssea. Cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vem do leite e seus derivados.



A melhor forma de manter a dieta saudável, nesses casos, é buscar outros alimentos que sejam ricos em cálcio. "A indústria de alimentos contribuiu significativamente para o tratamento adequado dessa intolerância", diz Amanda. "Hoje, podemos contar com leite sem lactose, por exemplo", completa. Também há outros alimentos que já são suplementados com cálcio, como o leite de soja. Mas lembre-se sempre de conferir na embalagem se aquele produto possui a suplementação adequada.



Algumas pessoas são intolerantes apenas a alguns alimentos que contém lactose, afirma Vivian. "Com o tempo e a adaptação de novos hábitos alimentares, a própria pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas", diz a nutricionista.



Entre as opções não lácteas que são ótimas fontes de cálcio estão as oleaginosas, e vegetais escuros - como brócolis, couve e repolho -, além de aipo, erva-doce, feijão verde, aspargos, cogumelos e semente de gergelim.

 
Intolerância a glúten

Para algumas pessoas, a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino delgado, causando a chamada doença celíaca. O glúten, ao chegar ao intestino da pessoa intolerante, estimula a produção de anticorpos, principalmente as imunoglobulinas do tipo IgA. Esses anticorpos diminuem e atrofiam as chamadas vilosidades do intestino, que são pequenas ?pregas? responsáveis pela absorção de nutrientes.

A consequência desse atrofiamento é a dificuldade de absorver nutrientes, principalmente gordura, cálcio, ferro e ácido fólico. Os principais sintomas são: diarréia, gases, fraqueza, perda de peso devido à má absorção dos nutrientes, anemia, osteoporose e deficiência no crescimento em crianças.

Os alimentos que contem glúten se dividem em quatro grupos: trigo, cevada, aveia e centeio. Pessoas celíacas devem evitar qualquer prato feito com esses ingredientes. Dessa forma, é preciso encontrar alternativas saborosas que substituam os pães, massas, biscoitos, bolos e muitos outros alimentos.


As nutricionistas dão algumas dicas de alternativas saudáveis:


- Derivados do milho, como amido de milho, farinha de milho, canjica e fubá;
- Arroz e derivados, como a farinha de arroz;
- Fécula de batata;
- Derivados da mandioca, como a farinha de mandioca, o polvilho azedo, o polvilho doce e a tapioca.
"Infelizmente, o investimento da indústria alimentícia em produtos isentos de glúten ainda é muito discreto. Por isso, o ideal é a mudança de hábitos por conta própria para alcançar uma alimentação mais nutritiva e saudável", diz Amanda.


No mercado, os produtos industrializados geralmente indicam no rótulo se são isentos de glúten. Vivian alerta que sempre vale dar uma conferida. Alimentos com a indicação "NÃO CONTÉM GLÚTEN" podem ser consumidos.


Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13271-mantenhase-saudavel-mesmo-em-uma-dieta-com-restricoes

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Na Luta Com o Candidato à Prefeito de Paracambi: Eliton do Açougue !



O deputado Bruno Correia,visitou o município de Paracambi,no dia 14/08,junto ao candidato à prefeito,Eliton do Açougue. Durante o encontro,conversaram com moradores da região,ouvindo atentamente as idéias debatidas pela população,além de terem participado do comício,contando com a presença também da candidata à vice-prefeita,Ludimilla Ceciliano que discutiu propostas para a nova administração de Paracambi.