quinta-feira, 27 de junho de 2013

(G1) Sobe para 10 número de mortos em operação na Maré, no Rio, diz polícia.

Policiais do Bope realizam operação na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré (Foto: Bruno Gonzalez/Extra/Agência O Globo)Policiais do Bope realizam operação na Favela Nova
Holanda, no Complexo da Maré
(Foto: Bruno Gonzalez/Extra/Agência O Globo)
A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que morreu nesta quarta-feira (26) a décima vítima da operação de segunda-feira (24) na comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré. A vítima foi identificada como José Everton Silva de Oliveira, que estava internado no Hospital Geral de Bonsucesso. Segundo a polícia, ele tinha passagem por porte ilegal de arma de fogo.
No dia seguinte à operação, foi feita uma perícia no local para investigar as 
A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que morreu nesta quarta-feira (26) a décima vítima da operação de segunda-feira (24) na comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré. A vítima foi identificada como José Everton Silva de Oliveira, que estava internado no Hospital Geral de Bonsucesso. Segundo a polícia, ele tinha passagem por porte ilegal de arma de fogo.
No dia seguinte à operação, foi feita uma perícia no local para investigar as circunstâncias das mortes. Inicialmente, foi anunciado que três das vítimas não tinham antecedentes criminais. Agora, o número caiu para dois. Uma delas, tinha apenas 16 anos.
De acordo com laudo do Instituo Médico Legal (IML), todos os corpos tinham marcas de tiros, mas nenhum apresentava ferimentos de facas. As armas dos policiais militares foram apreendidas e encaminhadas à perícia. Um dos agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), identificado como Ednelson Jeronimo dos Santos Silva, também foi morto.
Um inquérito policial militar foi instaurado para averiguar a conduta do Bope, conforme informou o governo do estado do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (26). De acordo com a PM, o prazo do inquérito é de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30.
Equipes da Corregedoria Interna da PM também participaram da reunião e receberam denúncias detalhadas de moradores.O chefe do Comando de Operações Especiais (COE), coronel Hugo Freire, se reuniu nesta quarta com líderes do Complexo da Maré na sede da unidade. O principal tema do encontro foi a atuação do Bope.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) já deixou a favela Nova Holanda, mas o policiamento no local é reforçado por PMs do batalhão da Maré.
A Polícia Civil admitiu que três moradores inocentes estão entre os nove mortos na megaoperação realizada por cerca de 400 agentes do Bope, como mostrou o Bom Dia Rio. Inicialmente, havia a informação de que dois moradores tinham sido mortos, além de um policial do Bope e criminosos.
Moradores esperam desculpas
O diretor da ONG Observatório de Favelas, professor Jaílson Silva, disse que moradores do conjunto de Favelas da Maré, no Subúrbio do Rio, esperam que o governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame se desculpem publicamente e reconheçam o erro que foi a ação da PM na favela entre as noites de segunda-feira (24) e terça (25). A ação resultou na morte de nove pessoas -  entre elas, um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e três moradores - e vários feridos.
Secretário vai apurar excesso
O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que vai apurar se houve excesso do Bope durante a ação no Conjunto da Maré. A afirmação foi feita em entrevista à Rádio CBN nesta quarta-feira. Segundo ele, em caso de conduta irregular, os PMs envolvidos serão expulsos. Mas ele enfatizou que também é preciso investigar quem matou o sargento do Bope no confronto.
Favela Nova Holanda, na Maré (Foto: Editoria de Arte/G1)
Operação
A operação do Bope na Favela Nova Holanda começou na noite da segunda-feira (24) após  um arrastão na Avenida Brasil. Por volta das 14h20, moradores tentavam interditar a Avenida Brasil na altura da comunidade, em protesto à violência da polícia. A PM respondeu com bombas para dispersar o grupo. Outro grupo - ligado a movimentos sociais - começou manifestação com faixa dizendo que "a polícia que reprime no asfalto é a mesma que mata  na favela".
Até o início da tarde de terça, mais de 10 mil papelotes de cocaína tinham sido apreendidos, além de maconha, quatro fuzis, duas submetralhadoras e uma metralhadora. A polícia localizou ainda cinco pistolas, colete à prova de balas, dois carros, cinco motos e uma carcaça de veículo. um dos fuzis, segundo a PM, é de fabricação americana e não é utilizado por nenhuma polícia nem Forças Armadas no Brasil.


O Deputado Bruno Correia, apresentou o Projeto de Lei 2238/2013 que dispõe sobre a obrigatoriedade de o Ministério Público, a OAB e a Defensoria Pública, acompanharem as ações policiais nas comunidades do Rio de Janeiro.A iniciativa é garantir a integridade dos moradores destes bairros,  fortalecendo a imagem do Estado como garantidor do bem maior que é a vida de milhares de inocentes, avaliando os excessos da polícia nas operações que forem realizadas. Até o momento, o número de mortos subiu para 9, sendo 3 inocentes.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Povo Precisa de Proteção !


Preocupado com os rumos da atuação policial nas comunidades do Rio de Janeiro, apresentei à Assembleia Legislativa, Projeto de Lei Nº 2238/2013 que exige a presença de membros do Ministério Publico, OAB e Defensoria Pública, nas ações da polícia nas comunidades no Rio.

Entendo que a segurança dos moradores está acima de quaisquer outros princípios. Tudo que fizermos para evitar os excessos e priorizar a vida, nos ajudará a encontrar o caminho da pacificação de todas as cidades.


Confira o Projeto de Lei:

PEC 37 Derrubada ! Parabéns Povo Brasileiro Pela Conquista ! Queremos Transparência Sempre !

                                                                                             foto:divulgação

Depois da pressão dos protestos pelo Brasil, a Câmara dos Deputados derrubou a PEC 37, a proposta de emenda constitucional que tirava poderes de investigação do Ministério Público.

E aprovou outro projeto, que aumenta os recursos para educação e saúde. As reivindicações das ruas entraram em votação acelerada no Congresso.

Parabéns povo brasileiro por essa conquista !! 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

AGORA É LEI ! - Inclui Na Consolidação de Datas Comemorativas do Estado do Rio de Janeiro, a Festa de São João de Batista, Padroeiro do Município de São João de Meriti !


Foi incluído no calendário estadual, a lei nº 5.645/10, a festa de "São João Batista Padroeiro do Município de São João de Meriti", a ser comemorada anualmente no mês de junho.

A festa do padroeiro do município de São João de Meriti, é comemorada  de forma ímpar no município pelo seus munícipes, fazendo com quem haja uma grande rotatividade financeira para os comerciantes da localidade, tendo em vista o grande número de turistas que a festividade atrai, com suas diversificadas atrações.

24 de Junho - Dia de São João Batista


O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho! Data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João 
é padroeiro do município de São João de Meriti é considerado o Santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.


Já no Antigo Testamento encontramos passagens que se referem a João Batista. Ele é anunciado por Malaquias e principalmente por Isaías. Os outros profetas são um prenúncio do Batista e é com ele que a missão profética atingiu sua plenitude. Ele é assim, um dos elos de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento.

 Segundo o Evangelho de Lucas, João, mais tarde chamado o Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Lucas narra as circunstâncias sobrenaturais que precederam o nascimento do menino. Isabel, estéril e já idosa, viu sua vontade de ter filhos satisfeita, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho, que devia se chamar João. Depois disso, Maria foi visitar Isabel. "Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre ! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite ?'" (Lc 1:41-43). Todas essas circunstâncias realçam o papel que se atribui a João Batista como precursor de Cristo.

    Ao atingir a maturidade, o Batista se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência - que significa mudança de atitude, para cumprir sua missão. Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: " Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo". João Batista passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida.

    A vaidade, o orgulho, ou até mesmo, a soberba, jamais estiveram presentes em São João Batista e podemos comprová-lo pelos relatos evangélicos. Por sua austeridade e fidelidade cristã, ele é confundido com o próprio Cristo, mas, imediatamente, retruca: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3, 28) e " não sou digno de desatar a correia de sua sandália". (Jo 1,27). Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direção ao único caminho, demonstrando o Rumo Certo, ao exclamar: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29).


Fonte: 
http://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-joao/