sexta-feira, 16 de agosto de 2013

16 de Agosto - Dia do Filósofo


O filósofo é uma pessoa que está acima das paixões, dos acidentes da vida, é um incrédulo, um livre-pensador, vive meio afastado da sociedade e é indiferente às coisas do mundo, é praticamente um ser excêntrico, está mais próximo do saber e da ciência.

A figura do filósofo tem a sua importância, ele reflete sobre todas as coisas cotidianas e essenciais. A Filosofia data do século IV A.C., surgiu na Grécia Antiga, como uma atividade especial do homem sábio, o amigo do saber (filo + sophia = amor à sabedoria).

Desde então inúmeras foram as tentativas de definir exatamente o que procura e o que faz um filósofo. Apesar do reconhecimento, as opiniões são imprecisas e divergentes em relação a determinar qual a sua verdadeira ciência. Aristóteles, discípulo de Platão e fundador do Liceu, uma escola voltada para o saber e a ciência que ele instalou em Atenas no mesmo século IV A.C., fez uma das mais claras exposições sobre as qualidades da filosofia.

Fonte: http://www.globalnetmanaus.com.br/datas-comemorativas-16-de-agosto-dia-do-filosofo.php


PARABÉNS A TODOS OS FILÓSOFOS PELO SEU DIA !

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CONFIRA AGORA O ARTIGO DO JORNAL "O DIA" SOBRE OS JOVENS QUE TÊM A VIDA INTERROMPIDA PRECOCEMENTE, POR CAUSA DA VIOLÊNCIA !


Clique na imagem para ampliar:


A solução é agir além da letra da lei, chegar ao cidadão, superar as iniquidades históricas praticadas contra a juventude e ampliar a oferta de emprego, a qualificação profissional, o aumento da escolaridade, o acesso à cultura, esporte e lazer.

"Jornal O Dia" - Extermínio de Jovens


|Matéria Jornal O Dia|

A violência e o extermínio têm ceifado prematuramente a vida de nossos jovens. A principal causa de morte entre 15 e 29 anos é o homicídio e atinge especialmente negros moradores das periferias e áreas empobrecidas dos centros urbanos. Extermínio tem cor, endereço e classe social. São estes jovens, muitas vezes apresentados como raiz do problema da violência, os mais esquecidos pelas políticas públicas. São estes jovens as maiores vítimas do desemprego (13,6% em maio e 15,3% em junho, quando a taxa geral do país é de apenas 5,8%).

"Assim como outras leis, agora nossa batalha é fazer valer o Estatuto da Juventude na vida. Nosso trabalho será em âmbito estadual, mesmo assim estaremos lutando para que esta nova carta de direitos contribua para a construção de um Estado mais humano e mais justo".

Deputado estadual pelo PDT e presidente da Comissão Especial da Juventude


Leia a reportagem no link a seguir:

http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2013-08-14/bruno-correia-exterminio-de-jovens.html

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Deputado Bruno Correia Visita o Prefeito João Carlos (Paulo de Frontin)


O deputado Bruno Correia, visitou o gabinete do prefeito de Paulo de Frontin, na manhã desta segunda-feira (12). Na reunião, conheceu de perto os desafios daquele município e os projetos de João Carlos para este mandato que seguramente, muito vai contribuir para o aumento da qualidade de vida da população.

João Carlos tomou posse no dia 05 de agosto, em solenidade realizada na Câmara Municipal.

13 de Agosto - Dia do Economista


O Dia do Economista é comemorado no dia 13 de agosto. O economista é o profissional que compreende a forma que as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com vistas a produzir e distribuir bens e serviços, é o trabalho do economista, que atua basicamente em duas áreas: na macro e na microeconomia.
Macroeconomia:
Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o investimento totais. Esse direcionamento fundamenta-se na idéia de que é possível explicar a operação da economia sem que haja necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participam.
Microeconomia:
Ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. Em outras palavras, a microeconomia ocupa-se da forma como as unidades individuais que compõem a economia - consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ou serviços particulares etc. - agem e reagem umas sobre as outras.
Origem do Dia do Economista:

No dia 13 de agosto de 1951, o presidente Getúlio Vargas sancionou a lei 144, que criou a profissão de economista, por isso a data é celebrada nesse dia.

PARABÉNS A TODOS OS ECONOMISTAS PELO SEU DIA !