sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

(Jornal Bem Viver) Os Perigos do Sal Nosso de Cada Dia

 

Entenda porque o consumo excessivo de sal aumenta a pressão arterial e faz mal a saúde.

 

 Fonte: Jornal Bem Viver

O grande vilão da hipertensão, o sal de cozinha, é composto de cloreto de sódio (NaCl).

Presença constante na dieta do brasileiro, o sódio, é na maioria das vezes, consumido em excesso. O nosso paladar está acostumado a alimentos com grande concentração de sal. As  comidas industrializadas, fast food, biscoitos, enlatados e embutidos são exemplos de dieta hipersódica.


Moderação
O consumo excessivo do sal pode provocar inchaço, já que o sódio provoca a retenção de líquido no organismo. Nutricionistas indicam que a quantidade máxima de sódio recomendada é de 2,4 gramas por dia, o equivalente a 6 gramas de sal. Já para pacientes hipertensos, obesos, renais crônicos, cirróticos ou com insuficiência cardíaca, o ideal é consumir menos de 1,5 gramas de sal por dia.  Para se ter uma idéia, a população ocidental consome em média de 9 a 15g de sódio diariamente. O recomendável é evitar o saleiro na mesa, o que pode estimular a utilização nociva à saúde. Especialistas orientam a utilização de sal marinho integral, que tem mais 4% de outros minerais e oligoelementos, muito importantes para um bom funcionamento do organismo.
O sal é importante em determinadas funções fisiológicas, ajuda por exemplo na condução dos impulsos nervosos e também contribui para uma melhor contração muscular.  Mas, o consumo exagerado pode até atrapalhar o tratamento da hipertensão, por inativar o efeito de alguns medicamentos de controle da doença.

As principais consequências do consumo excessivo de sódio são:
  • Insuficiência renal
  • Insuficiência cardíaca
  • Diabetes
  • Asma
  • Osteoporose
  • Câncer de estômago
  • Pedras nos rins
  • AVC (derrames)

Você sabia?
A origem da palavra salário significa pagamento em sal. Por ser um importante conservante alimentar, no século VI, mercadores do deserto negociavam o sal ao preço de ouro. Soldados romanos recebiam sal pelos serviços prestados. O sal marcou a história da humanidade.


O que fazer para reduzir o uso do sal:
  • tire o saleiro da mesa par não cair na tentação de adicionar mais sal na comida já temperada;
  • substitua os alimentos industrializados  e produtos em conserva pelos caseiros;

  • temperos e molhos industrializados como shoyo, ketchup e maionese também deve ser evitados;
  • antes de consumir alimentos processados, verifique a quantidade de sódio no rótulo;
  • reduza aos poucos a quantidade de sal usada no preparo dos alimentos;
  • capriche no uso de ervas e temperos naturais para dar mais sabor aos pratos.

Fonte: http://www.jornalbemviver.com.br/capa/materia/250-Os+perigos+do+sal+nosso+de+cada+dia

Prefeitura de Macaé Agradece ao Deputado Bruno Correia Pela Indicação Legislativa (Pronatec),Feita Em Prol do Município




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jornal Interação - O Jornal Cristão

                                                                                          Clique para ampliar

Alerj Aprova 27 “Emendas de Prioridade” do deputado Bruno Correia, Que Dispõe Sobre a Instalação de UPA 24 Horas, Para a Lei Orçamentária de 2012.

Confira abaixo os municípios:

Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Bom Jardim, Armação de Búzios, Friburgo, Itaboraí, Itaguaí, Itaperuna, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Porto Real, Queimados, Resende, Rio Bonito, Rio Claro, São José do Vale do Rio Preto, Seropédica, Volta Redonda

Dicas de Saúde - Hipertensão

Hipertensão
A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
- fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;
- além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, é maior entre mulheres acima de 50 anos, é maior em diabéticos;
Sintomas:

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Prevenção e controle:
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
- manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- praticar atividade física regular;
- aproveitar momentos de lazer;
- abandonar o fumo;
- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos;
- controlar o diabetes.


O Projeto de Lei nº 815/2011 – Dispõe sobre advertência quanto ao uso excessivo do sal de cozinha.

O uso excessivo do sal de cozinha causa sérios danos a saúde. Muitas pessoas desconhecem o problema, mas estudos realizados comprovam que em excesso o sal pode causar diversos tipos de doença como: edemas, insuficiência cardíaca, cirrose, doenças renais e hipertensão arterial.






quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Projeto de Lei do Deputado Bruno Correia é Aprovado Por Unanimidade na Alerj






O Projeto de Lei nº 815/2011 – Dispõe sobre advertência quanto ao uso excessivo do sal de cozinha.

O uso excessivo do sal de cozinha causa sérios danos a saúde. Muitas pessoas desconhecem o problema, mas estudos realizados comprovam que em excesso o sal pode causar diversos tipos de doença como: edemas, insuficiência cardíaca, cirrose, doenças renais e hipertensão arterial.



Alerj Aprova 49 “Emendas de Prioridade” do deputado Bruno Correia, Que Dispõe Sobre a Construção de Clínicas da Saúde, Para a Lei Orçamentária de 2012.


Confira abaixo os Municípios que receberam as emendas:

Arraial do Cabo, Cabo Frio, Belford Roxo, Angra dos Reis, Araruama, Piraí, Campos dos Goytacazes, Comendador Cardoso Moreira, Conceição de Macabú, Nova Friburgo, Iguaba Grande, Itaboraí, Mangaratiba, Porto Real, Rio Claro, São Francisco do Itabapuana, Saquarema, Varre-Sai, Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Queimados, Magé, Nova Iguaçu, Nilópolis, Seropédica, São Gonçalo, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Trajano de Moraes, Armação de Búzios, Engenheiro Paulo de Frontin, Areal, Itaperuna, Laje do Muriaé, Maricá, Mendes, Miracema, Paracambi, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Quatis, Rio das Flores, Resende, São Pedro da Aldeia e Cachoeiras de Macacu.

Não podemos esquecer que o deputado Bruno Correia, já havia feito anteriormente 92 Indicações Legislativas solicitando a construção das Clínicas da Saúde em todos os municípios do Estado do Rio.


Deputado Bruno Correia faz Indicação Para a Instalação de UPA 24 Horas no Município de Paty de Alferes