sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mais uma conquista para Paty do Alferes


Através da Indicação Legislativa encaminhada pelo deputado Bruno Correia, Paty do Alferes vai ganhar  Agência do SINE.
Confira abaixo a Indicação Legislativa e as respectivas respostas:

      Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Jornal O Dia - 06/10/2011

                                                                      Clique na imagem para ampliar

Mosquito da Dengue, O Grande Vilão do Verão

Vem chegando o verão e com ele o grande vilão da estação, o mosquito da dengue.


O deputado Bruno Correia, presidente da comissão de saúde da Alerj, apoia a campanha da Secretaria de Saúde do Estado do Rio, "10 Minutos Contra a Dengue". Para o deputado a campanha é importante pois se cada um fizer a sua parte fica muito mais fácil combater o mosquito. Os focos de dengue normalmente estão em nossa casa, no trabalho ou no nosso vizinho. Já passamos por vários verões e ainda não aprendemos a combater a epidemia de forma realmente eficaz. 

A dengue já chegou ao tipo 4, considerado o mais perigoso de todos. Em Minas Gerais já foram confirmadas pessoas com o tipo 4 da doença.

Esses 3 meses que se seguem são vitais para o combate ao mosquito, pois as chuvas de verão começam.  

A comissão saúde da Alerj  já solicitou audiência pública para tratar do tema e vai fiscalizar os municípios para ter certeza que os agentes de edemia estão fazendo o trabalho correto.

Abaixo podemos conferir o boletim de dengue 38ª semana feito pela Secretaria de Saúde do Estado:

Até a 38ª semana epidemiológica de 2011 (de 2 de janeiro a 24 de setembro), foram notificados 159.052 casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro. Até o presente momento, está se mantendo a tendência de queda nos casos notificados por mês e por semana em todas as regiões do Estado.Em janeiro, foram notificados 5.756 casos; em fevereiro, foram 17.300; em março, 32.419 casos; em abril, 52.418 casos; em maio, foram 36.445; em junho, foram 10.104; em julho, 3.013 casos; em agosto, 1.255 casos. Em setembro, foram 342 casos até o dia 24.No período, foram registrados 131 óbitos, nas seguintes cidades: Angra dos Reis (4), Barra Mansa (3), Belford Roxo (2), Bom Jesus de Itabapoana (1), Cabo Frio (1), Campos dos Goytacazes (3), Casimiro de Abreu (1), Duque de Caxias (9), Itaboraí (1), Itaocara (2), Itaperuna (1), Japeri (3), Magé (3), Maricá (2), Mesquita (3), Nova Iguaçu (8), Paraíba do Sul (1), Pinheiral (1), Rio das Ostras (3), Rio de Janeiro (51), São Gonçalo (15), São João de Meriti (5), São José do Vale do Rio Preto (1), São Pedro da Aldeia (1), Valença (2) e Volta Redonda (4)


Não se esqueça, é muito importante que cada um faça a sua parte na luta contra a dengue.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Estamos de Olho - Hospital Adão Pereira Nunes

 Deputado Bruno Correia com o Diretor do Hospital, Dr. Manoel Moreira

O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Alerj, deputado Bruno Correia,  já enviou ofício a  Secretaria de Saúde do Estado do  Rio de Janeiro,  para solicitar uma posição sobre os problemas ocorridos no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. Agora a comissão aguarda o relatório final do Gabinete de Crise instalado na Unidade.

Não se esqueça, Estamos de Olho!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jornal Extra - Terça-feira 04/10/2011


O verdadeiro homem público deve privilegiar os interesses sociais mesmo que com prejuízo de suas conveniências e interesses pessoais. Infelizmente não é isso que se vê da parte do prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, que parece ignorar esse preceito do bom administrador. Sandro Matos sofre de uma infidelidade partidária crônica, pois a única fidelidade que respeita é a si próprio. Em dez anos de vida política Sandro Matos passou por sete partidos, pouco mais de um ano em cada um deles. Suas alianças são frágeis, pois sujeitas as suas conveniências. Além disso, ele responde a processos na justiça estadual, na federal e deve explicações ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. 

Audiência Pública - POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DE SAÚDE PARA O DEFICIENTE AUDITIVO


O presidente da comissão de saúde da Alerj, deputado Bruno Correia, presidiu na segunda-feira(04/10/11), audiência pública para tratar do tema: POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DE SAÚDE PARA O DEFICIENTE AUDITIVO. A audiência contou com as seguintes presenças:
Dra. Luciana Santos do Amaral – representante da Sec. Estadual de Saúde.
Sra. Vladia Macri – representante da APADA(Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos)
Dra. Rita de Cassia Melo – Fonoaudióloga do INES(Instituto Nacional de Educação Para Surdos)
Dr. Rafael Telles ,otorrinolaringologista, professor da UFF
Dra. Mônica Vetsch – fonoaudióloga
Dra. Sandra Alonso - mãe de um deficiente auditivo.


Deputado Bruno Correia com a Dra. Sandra Alonso, mãe de deficiente auditivo.


Acompanhe abaixo a cobertura da Comunicação da Alerj:

ESTUDO DA UFF MOSTRA QUE 40% DAS CRIANÇAS TÊM PROBLEMAS AUDITIVOS
Um levantamento feito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) nas escolas da rede pública estadual mostra que, pelo menos, 40% das crianças apresentam problemas de audição. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (03/10) durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Segundo o otorrinolaringologista Rafael Telles, médico e pesquisador da universidade, a abordagem foi realizada com149 crianças.
Deste total, 56% não apresentaram nenhum tipo de alteração, enquanto 40% obtiveram alteração na pressão e/ou mobilidade do sistema tímpano-ossicular e 4% apresentaram surdez. “Devemos realizar ações para a promoção da saúde auditiva e a identificação precoce dos problemas de surdez”, disse o especialista, afirmando haver testes específicos para diagnósticos mais eficazes. “São testes de triagens que ajudam a identificar os casos de maior complexidade”, completou.
Para o presidente da comissão, deputado Bruno Correia (PDT), a partir de agora, será necessário elaborar políticas públicas para combater o problema. “Essa audiência não é a conclusão, mas sim o inicio de uma jornada. Saio da reunião muito mais consciente dos direitos dos deficientes. Queremos que a Casa norteie os caminhos do poder público para que possam existir avanços no combate aos problemas auditivos infantis”, afirmou.
Representante do Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines), Rita de Cássia revelou que a procura por orientação no instituto é grande. “A surdez é uma doença invisível. Precisamos contar com a percepção dos pais e com políticas públicas que possam agilizar o diagnóstico”, disse, lembrando que uma das soluções utilizadas hoje no combate à surdez é o implante da prótese eletrônica, que é afixada na parte interna do ouvido e envia impulsos em resposta a um estímulo auditivo.
O deputado adiantou que enviará um relatório da audiência para a Secretaria de Estado de Saúde. A expectativa agora é que o estado crie um conjunto de ações que possa auxiliar no diagnóstico dos problemas auditivos infantis. “Será extraído um relatório dessa comissão para que seja remetido aos órgãos competentes. Há que se adequar e aperfeiçoar os métodos para se tratar desse tema”, finalizou Correia.

Texto: Andresa Martins/ Comunicação Alerj

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

INDICAÇÃO Nº 735/2011 - SOLICITO AO EXMO. MINISTRO DO TRABALHO A CRIAÇÃO DE PROJETOS PARA O SETOR DE CONFECÇÃO DO MUNICÍPIO DE PATY DE ALFERES


INDICAÇÃO Nº 735/2011

SOLICITO AO EXMO. MINISTRO DO TRABALHO A CRIAÇÃO DE  PROJETOS PARA O SETOR DE CONFECÇÃO DO MUNICÍPIO DE PATY DE ALFERES   

Autor(es): Deputado BRUNO BARBOSA CORREIA

Senhor Presidente, Apresento a V.Exa., nos termos do art. 98 do Regimento Interno, a presente Indicação, para que seja oficiado o Excelentíssimo Ministro Carlos Lupi , Ministro do Trabalho, para que seja desenvolvidos através da Secretaria Nacional de Economia Solidaria do Ministério do Trabalho, projetos para o setor de confecção que tenham como escopo buscar parcerias que possam viabilizar o desenvolvimento do setor , bem como , dar formação à cooperativa de Costureiras e afins transformando Paty do Alferes em pólo de confecção do Estado.

 
Justificativa

A razão da presente indicação está fulcrada na necessidade de desenvolvimento dos referidos projetos na região, haja vista, a criação de varias indústrias têxteis em Paty do Alferes, fazendo com que haja a necessidade de mão de obra especializada para trabalhar na área.
Ademais a criação dos referidos projetos será de suma importância para o desenvolvimento profissional da população, não só da cidade citada e sim de toda Região do Vale do Paraíba, tendo em vista a valorização da pessoa humana atendendo o art. 5º da Constituição Federal.
Por fim cabe ressaltar ser de competência da secretaria Nacional de Economia solidaria o desenvolvimento de projetos que tenham como objetivo estimular a criação e ampliação de oportunidades de trabalho, conforme dispõe o art.18,V do Decreto 5063/2004.
Pelas razões acima descritas rogo pelo encaminhamento da nobre Indicação ao MINISTÉRIO do TRABALHO.


BRUNO CORREIA
DEPUTADO ESTADUAL-PDT