sexta-feira, 23 de março de 2012

Conheça As Variedades do Sal


Quando você vai ao mercado para reabastecer a despensa,provavelmente espera encontrar apenas algumas variedades e marcas de sal,como o sal iodado (o que a maioria de nós conhece como ''sal de cozinha'') e sal kosher (um sal grosso que é popular entre os chefes de cozinha). Mas você também pode encontrar produtos como sal marinho ou ''fleur de sel'' e ''sel gris'' – que alguns gastrônomos afirmam ter gosto diferente do sal iodado.

Mesmo que você tente não usar muito sal,é quase impossível evitá-lo. Existem cinco sabores que todas as pessoas são capazes de sentir: amargo,doce,azedo,salgado e umami (que significa “sabor delicioso e apetitoso” em japonês). Apenas o “salgado” está diretamente relacionado a uma substância que precisamos consumir para nossos corpos funcionarem corretamente. Graças a essa necessidade,os humanos e os animais tem um paladar incorporado ao sal.

O sal é um ingrediente presente em muitas receitas,inclusive nos doces,porque os alimentos muitas vezes ficam ''sem sabor'' quando ele não é usado. O sal aumenta o sabor e equilibra o amargor e a acidez. Ele também tem muitas outras funções nas receitas,como regular a fermentação do fermento em pães e conservar carnes. Ele é conhecido como ''aditivo alimentar mais antigo do mundo'',segundo informações do Instituto do Sal.

Todo sal contém dois elementos básicos: sódio e cloro. Como os dois elementos são voláteis,eles são encontrados na natureza como parte de compostos como o cloreto de sódio (NaCi),que forma o mineral halita. O cloreto de sódio é formado por cerca de 60% de cloro e 40% de sódio.

Tipos de Sal:
As variedades de sal disponíveis para o preparo de alimentos podem ser impressionantes,mas todas elas se enquadram em quatro tipos básicos: sal de cozinha,sal marinho,sal kosher e sal de rocha. Os três primeiros tipos são sais para fins alimentícios.

Sal de Cozinha – O sal de mesa é basicamente purificado a partir do sal marinho ou obtido de sal rochoso (halite),um mineral obtido por mineração de minas de sal. Este tipo de sal contém aditivos como iodetos (usados como suplemento alimentar) e vários agentes antiaglomerantes. Ele é processado para remover impurezas e contém antiaglutinantes como o fosfato de cálcio. Ao ser refinado o sal perde boa quantidades de minerais,e por isso,é acresicod de iodo,que é utilizado para prevenir o bócio (crescimento anormal da glândula tireóide),como uma medida de saúde pública.

Sal Marinho – O sal marinho e mais recomendado porque é obtido pela evaporação da água do mar,o que o torna mais puro. Este tipo de sal não passa pelo processo de refinamento. O sal marinho é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado. O sal marinho é o sal grosso,aquele usado em churrascos,só que moído. Na maior parte do mundo,o sal mainho é mais caro que o sal de mesa. Entretanto,no Brasil,em função da escala de produção,é o tipo mais comum e barato.

Por não ser refinado o sal marinho mantém microminerais que geralmente são removidos durante o processo de refinação,inclusive o iodo (o sal contém aproximadamente 84 minerais que são eliminados durante o refino).

O sal marinho pode ser grosso,fino ou em flocos. Pode ser branco,rosa,preto,cinza,ou de uma combinação de cores,dependendo do lugar de onde vem e dos minerais contidos nele.

Alguns amantes da culinária afirmam que quantidades mais altas de microminerais podem deixar o sais marinhos com um sabor único e natural. Outros dizem que o sabor é o mesmo. Mas que as cores e texturas diferentes podem fazer a diferença na aparência dos pratos. Em geral,os sais marinhos não são usados durante a preparação,mas sim para ''finalizar'' um prato.

Sal Kosher – O sal kosher é usado para preparar carnes kosher,já que remove o sangue rapidamente. Muitos chefes de cozinha preferem usar este sal. Sua textura grossa facilita na hora de usá-lo e salpicá-lo sobre a comida durante ou depois do preparo. No entanto,ele não dissolve tão rápido quanto o sal de cozinha,então é melhor usar um sal de cozinha em uma receita,geralmente é ncessário usar o dobro da quantidade porque os cristais de sal kosher são maiores e ocupam mais espaço. O sal kosher não é iodado,e por isso,muitos chefs afirmam que ele é melhor para cozinhar.

Sal de Rocha – O sal de rocha é um sal grosso não refinado que geralmente contém impurezas não comestíveis. Mas ele tem um uso na culinária. Receitas de sorvetes caseiros costumam orientar que sal de rocha deve ser espalhado sobre o gelo ao redor do cilindro com a mistura de sorvete. O sal faz o gelo derreter mais rápido e a mistura de sal e água resultante congela a uma temperatura mais baixa do que se o gelo estivesse sozinho. Isso faz o sorvete congelar mais rápido. O sal de rocha também é espalhado sobre estradas e calçadas congeladas para derreter o gelo.

Consumo de Sal Pelos Seres Humanos:

O sódio e o cloro no sal são eletrólitos,minerais que conduzem eletricidade em nossos fluidos e tecidos. Os oustros eletrólitos principais são o potássio,o cálcio e o magnésio. Nossos rins controlam a quantidade de eletrólitos e água,regulando os fluidos que ingerimos e expelimos de nossos corpos. Se essa quantidade estiver alterada,nossos músculos,nervos e órgãos não irão funcionar corretamente porque as células não conseguem gerar contrações musculares e impulsos nervosos.

Apesar de necessitarmos do sal,é recomendando que ele seja consumido em pequenas quantidades. Consumido em excesso,o sal pode provocar problemas de saúde como hipertensão arterial (pressão alta) e funcionamento deficiente dos rins.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas consumam no máximo 2,0 gramas de sódio (o equivalente a uma colher de chá) por dia.


Fonte: http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-33--54-20081215

Projeto de Resolução - Concede o Diploma Leonel Brizola Ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Paty do Alferes,Rachid Elmôr



quinta-feira, 22 de março de 2012

Deputado Bruno Correia Entrega Proposta de Projeto para Armação de Búzios



O Deputado Bruno Correia, Presidente da Comissão de Saúde da Alerj, entregou ao empresário Ricardo Valdivia(pré-candidato a vereador pelo PDT), a proposta do Projeto de Implementação do Programa de Saúde Quilombola(comunidade Rasa)no PSF do município de Armação de Búzios. O Projeto vai ser avaliado pelo prefeito Mirinho.

Projeto de Resolução - Concede o Diploma Leonel Brizola a Sra. Claudia Casal Pereira



quarta-feira, 21 de março de 2012

Deputado Bruno Correia Entrega Emendas de Orçamento Para o Município de São José do Vale do Rio Preto

José Carlos,Luiz Romeu,Betânia Faraco e Bruno Correia

O deputado Bruno Correia,presidente da Comissão de Saúde da Alerj,recebeu em seu gabinete os vereadores José Carlos (PDT) e Luiz Romeu (PDT),juntamente com a diretora da Fundação Hospital Maternidade Santa Terezinha,Betânia Faraco. Durante a visita,o deputado entregou as emendas de orçamento aprovadas,para o munícipio de São José do Vale do Rio Preto que disponibiliza UTI móvel,clínica da saúde,UPA e dois desfibriladores.

Projeto de Lei do Deputado Bruno Correia é Aprovado na Alerj.



A Alerj aprovou na quarta-feira(21/03/12), o Projeto de Lei  nº1000-A/2011 do deputado Bruno Correia, que inclui na consolidação de datas comemorativas do Estado do Rio de Janeiro a festa de Santo Antônio, Padroeiro do Município de Nova Iguaçu.

terça-feira, 20 de março de 2012

Deputado Bruno Correia Visita Armação de Búzios

Na sexta-feira 16/3/2012, o deputado Bruno Correia, visitou o município de Armação de Búzios. Acompanhado do empresário Ricardo Valdivia, Bruno Correia, visitou diversos lugares do município, se encontrou com o prefeito de Búzios, Mirinho(PDT) e participou do programa da Cláudia Carrilho, na rádio Búzios Comunidade(87,9FM).
O deputado afirma que a visita foi muito proveitosa e serviu para conhecer melhor esse belo município.

Deputado Bruno Correia, Ricador Valdivia(E) e Prefeito Mirinho(D)

Deputado Bruno Correia com a equipe da Rádio Búzios Comunidade
Bruno Correia participando do programa de Cláudia Carrilho
O depuatado conhecendo a população

segunda-feira, 19 de março de 2012

Hipertensão

                                                                 Foto: Divulgação


A hipertensão é uma doença comum, que atinge cerca de 15 a 205 da população brasileira. Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que, contudo, vão comprometendo um silêncio órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos. Mas, dá para evitar esse quadro e até prevenir o aparecimento da hipertensão.
 
O QUE É A HIPERTENSÃO ARTERIAL?   
Trata-se da pressão exercida pelo coração sobre as artérias, que pode ser medida por dois valores; máximo (pressão sistólica), que diz respeito à pressão que o coração faz para bombear o sangue em direção aos outros órgãos e o mínimo (pressão distólica) que se refere à acomodação do sangue nos valos sanguíneos.
 
QUAIS SÃO OS ÍNDICES NORMAIS DA PRESSÃO?
Para adultos, a Organização Mundial da Saúde aceita como normal uma pressão máxima de até 140 e uma pressão mínima de até 90 mmHg (14 por 9). Entretanto, tem havido uma tendência à redução desses níveis por conta da dificuldade em demarcar os limites entre os valores normais e a alterações que indicam hipertensão.
 
O QUE É HIPERTENSÃO?  
É uma doença de múltiplas causas, caracterizada pelo aumento mantido dos valores da pressão arterial. Valores de 14 por 9, mesmo que a pessoa esteja calma e em repouso, já podem ser considerados anormais.
 
O QUE ACONTECE NO ORGANISMO DE UM HIPERTENSO?  
Suas artérias ficam apertadas e dificultam a passagem do sangue, razão pela qual o coração precisa exercer uma pressão maior para bombeá-lo.
 
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresenta sintomas. Quando presente, porém, podem manifestar-se como dor de cabeça, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros como palpitação, dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas demonstram que os órgãos alvo da doença podem estar comprometidos. Nestes casos, convém procurar um médico imediatamente.
 
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DOENÇA?
Em 90 a 905 dos casos não há uma causa conhecida para a hipertensão. Mas, eventualmente, problemas endócrinos e renais, gravidez, uso freqüente de alguns medicamentos (anticoncepcionais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides e moderadores de apetite) de cocaína, bem como doenças neurológicas, podem ser causas de hipertensão arterial.
 
COMO A HIPERTENSÃO PODE SER DIAGNOSTICADA?
O diagnóstico é baseado na medida da pressão arterial com um aparelho próprio, usado em hospitais, ambulatórios e consultórios. Embora simples, a medida isolada da pressão sofre influência de vários fatores. Por conta disso, hoje a medicina utiliza outros recursos adicionais para diagnosticar a hipertensão.
 
QUE RECURSOS SÃO ESSES?   
Um deles é o teste ergométrico, que mede a pressão do indivíduo durante o esforço físico e pode evidenciar se ele possui risco de desenvolver hipertensão. Outro é a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), que registra a pressão do paciente 24 horas, ao longo de suas atividades diárias e do sono, fornecendo dados relevantes para o médico. Mas nenhum desses recursos substitui a avaliação clínica do paciente e a medida da pressão arterial em consultório.
 
POR QUE É IMPORTANTE CONTROLAR A HIPERTENSÃO?  
Porque a expectativa de vida de uma pessoa com hipertensão é 40% menor que a de um indivíduo sadio, ao longo dos anos. O fato é que, ao esforçar-se para bombear o sangue, o coração do hipertenso fica vulnerável à insuficiência cardíaca. Além disso, devido ao aumento da pressão, vai desgastando os vasos, que podem romper-se e causar o derrame cerebral. Esse desgaste ainda facilita o acúmulo de placas de gordura nas artérias, predispondo o indivíduo ao infarto. Outra conseqüência grave é o comprometimento do sistema de filtração dos rins.
 
QUAL É O TRATAMENTO?    
Para alguns, uma dieta com pouco sal e sem gordura, além da mudança de3 hábitos de vida 9deixar de fumar, ingerir menos álcool, fazer exercícios e emagrecer) são suficientes par manter a pressão controlada. Outros, porém, necessitam de medicamentos. Mas só o médico pode estabelecer o tipo de hipertensão, avaliar o estado dos órgãos alvo da doença e prescrever o tratamento indicado.
 
COMO É POSSÍVEL PREVENIR A HIPERTENSÃO?   
Levar uma vida saudável, manter o peso ideal, não ingerir bebidas alcoólicas, fazer exercícios, não fumar e adotar uma dieta balanceada, com consumo moderado de sal são atitudes preventivas. Também é recomendável que toda pessoa com mais de 40 anos faça medidas periódicas de pressão – sobretudo quem tem histórico de pressão alta na família – sempre sob orientação médica.
 
QUALQUER ELEVAÇÃO DE PRESSÃO JÁ É SINAL DE SIPERTENSÃO?    
Não. A pressão varia nas 24 horas do dia e segue um ritmo próprio, influenciada pelo estado psicológico da pessoa, hábitos e atividades cotidianas. Portanto, pode subir momentaneamente, mas depois voltar ao normal. Para ser rotulado como hipertenso, o paciente deve apresentar níveis de pressão acima dos limites da normalidade, obtidos em medias consecutivas, em duas ou mais visitas ao médico.

Fonte: Centro de Medicina Diagnóstica Fleury / http://www.comerciarios.com.br/Saude/hipertensao.htm

Projeto de Resolução - Concede o Diploma Leonel Brizola Ao Sr. Eliton Luiz Domingos Ferreira