sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de Abril - Dia do Índio



Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data


Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

.

O modo de vida dos índios é bem diferente do homem, pois vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca. Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.



Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm

quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de Abril - Dia do Escritor Monteiro Lobato



O Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril.

Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores brasileiros do século, foi o precursor da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis "Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo" composta por mais de 30 obras. Por esse motivo a data do nascimento de Monteiro Lobato foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil.

O escritor Monteiro Lobato ficou famoso por personagens como Dona Benta, Narizinho e Pedrinho, Tia Nastácia, a boneca irreverente Emília, o Visconde de Sabugosa, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Deputado Bruno Correia Recebe Em Seu Gabinete, a Ilustre Presença de Robson Gracie !


O deputado Bruno Correia, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, o jiu-jiteiro e presidente da Associação Brasileira das Federações Esportivas, Robson Gracie, com o objetivo de fortalecer o trabalho e qualificar os profissionais da área esportiva.

Robson, é um dos representantes da renomada família "Gracie", responsável pelo desenvolvimento do estilo de arte marcial brasileira conhecido hoje como jiu-jitsu brasileiro, Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ.

Família Gracie  - É uma família de lutadores brasileiros, de ascendência escocesa, originários de Belém do Pará e radicados atualmente na cidade do Rio de Janeiro.

Desenvolveram uma técnica para um lutador "fraco" poder derrotar um oponente mais forte usando diversas técnicas, se tornando referência mundial com seu estilo próprio.

A família Gracie ficou muito conhecida também por desenvolver e seguir uma dieta que combina certos elementos da tabela alimentar entre si.

Deputado Bruno Correia Visita as Obras do Maracanã !


Nesta manhã de quarta-feira, o deputado Bruno Correia acompanhou uma comitiva de deputados ao estádio do Maracanã, para uma vistoria do Poder Legislativo. Na oportunidade se reuniu com engenheiros responsáveis pela obra e conheceu as instalações do novo estádio, acompanhado do vice-governador, Luis Fernando Pezão.

Os Deputados: Bruno Correia, Bebeto e João Peixoto, acompanhados do vice-governador Pezão, nas arquibancadas do novo Maraca.
Deputado Bruno Correia pisando no tapete verde do novo estádio, antecipando as emoções que em breve vão invadir os corações dos torcedores.

Nosso deputado abraça os operários que ajudam a tornar esse sonho uma realidade.




Deputados Bruno Correia e Paulo Melo e demais colegas parlamentares.

Projeto de Lei - Torna Obrigatória a Presença de Profissional Treinado Em Primeiros Socorros Nos Eventos Públicos

Projeto de extrema importância, principalmente com a chegada da Copa do Mundo 2014! Estamos trabalhando para que haja profissionais qualificados, em primeiros socorros de pronta urgência. A atenção está sendo redobrada com o intuito de salvar vidas.



Projeto de Lei - Institui o "Dia do Ambulante" e, dá Outras Providências








terça-feira, 16 de abril de 2013

16 de Abril - Dia da Voz



Hoje, 16 de abril, é comemorado em todo o mundo o Dia da Voz. A data é celebrada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.

Cuidar da saúde vocal é imprescindível para manter uma boa qualidade na comunicação. De acordo com especialistas da área, muitos dos problemas ou doenças associados à voz têm origem no mau uso vocal, que causam nódulos nas cordas vocais, e consequentemente alteram voz.

Alguns hábitos saudáveis, como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar alimentos gelados, não realizar abusos vocais, ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, por exemplo, ajudam a manter a voz sem alterações.

10 dicas essenciais para cuidar da sua voz.

1. Beba bastante líquido, uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas.
2. Modere o uso de cafeína.
3. Evite ar-condicionado em excesso, pois resseca as vias respiratórias.
4. Preserve sua voz. Evite gritar, falar alto, sussurrar. Procure falar normalmente.
5. Evite substâncias que causam irritação, como cigarro - uma das causas principais de câncer na laringe.
6. Evite bebidas alcoólicas. O álcool também irrita as vias respiratórias e altera a qualidade vocal.
7. Evite tossir ou pigarrear. Ao fazer isso, você pode irritar mais a cordas vocais. Prefira engolir saliva ou beber água.
8. Evite alimentos que causem azia ou má digestão.
9. Evite uso de alimentos derivados do leite antes do uso profissional da voz.
10. Realize exercícios de aquecimento e desaquecimento das cordas vocais diariamente.

Fonte: G1

Projeto de Resolução - Concede o Diploma Leonel Brizola à Sra. Miguelina Paiva Vecchio


  





segunda-feira, 15 de abril de 2013

15 de Abril - Dia Mundial do Desenhista



Comemora-se hoje, 15 de Abril, o Dia Mundial do Desenhista, em homenagem e reconhecimento ao grande mestre Da Vinci, nascido neste dia, em 1452.

Um desenhista é um artista gráfico especializado em melhorar a escrita, providenciando uma representação gráfica que corresponda ao conteúdo do texto associado.

A ilustração pode ser feita para clarificar conceitos ou objectos complicados que sejam difíceis de descrever textualmente ou a ilustração pode ser feita para entretenimento, cartões de visita, em capas e no interior de livros e revistas ou até mesmo para propagandas.

A maioria dos desenhistas contemporâneos vive dos seus trabalhos artísticos, que são usados em livros infantis, propaganda, jornais e revistas. Os artistas de lápis e tinta e de aerógrafo tradicionalmente dominaram este campo.

Os computadores alteraram a indústria dramaticamente, e, hoje, são utilizados na produção de praticamente todas as ilustrações.

Porém, as técnicas tradicionais de ilustração ainda são populares, particularmente no campo literário. Guache, óleo, pastel, xilogravura, Lino gravura e pincel são algumas das técnicas tradicionais.

Não existem qualificações formais para que alguém se torne um desenhista. Porém, vários desenhistas de renome passaram por alguma escola de arte ou colégio dessa espécie e foram treinados em diferentes técnicas de desenho, pelo que são trabalhadores eventuais de jornais, livros, revistas ou agências de publicidade.
 
A maioria das ilustrações técnicas ou científicas também é conhecida como "informação gráfica". Entre os especialistas de informação gráfica estão os desenhistas médicos que ilustram a anatomia humana, o que requer vários anos de treinamento médico e artístico.

Deve-se aos desenhistas o facto de muitos acontecimentos da humanidade terem sido perpetuados para futuras gerações.


Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2013/3/16/Mundo-celebra-hoje-Dia-Desenhista,1212f434-0f3e-4a6e-8798-237c0d8371bd.html