segunda-feira, 15 de abril de 2013

15 de Abril - Dia Mundial do Desenhista



Comemora-se hoje, 15 de Abril, o Dia Mundial do Desenhista, em homenagem e reconhecimento ao grande mestre Da Vinci, nascido neste dia, em 1452.

Um desenhista é um artista gráfico especializado em melhorar a escrita, providenciando uma representação gráfica que corresponda ao conteúdo do texto associado.

A ilustração pode ser feita para clarificar conceitos ou objectos complicados que sejam difíceis de descrever textualmente ou a ilustração pode ser feita para entretenimento, cartões de visita, em capas e no interior de livros e revistas ou até mesmo para propagandas.

A maioria dos desenhistas contemporâneos vive dos seus trabalhos artísticos, que são usados em livros infantis, propaganda, jornais e revistas. Os artistas de lápis e tinta e de aerógrafo tradicionalmente dominaram este campo.

Os computadores alteraram a indústria dramaticamente, e, hoje, são utilizados na produção de praticamente todas as ilustrações.

Porém, as técnicas tradicionais de ilustração ainda são populares, particularmente no campo literário. Guache, óleo, pastel, xilogravura, Lino gravura e pincel são algumas das técnicas tradicionais.

Não existem qualificações formais para que alguém se torne um desenhista. Porém, vários desenhistas de renome passaram por alguma escola de arte ou colégio dessa espécie e foram treinados em diferentes técnicas de desenho, pelo que são trabalhadores eventuais de jornais, livros, revistas ou agências de publicidade.
 
A maioria das ilustrações técnicas ou científicas também é conhecida como "informação gráfica". Entre os especialistas de informação gráfica estão os desenhistas médicos que ilustram a anatomia humana, o que requer vários anos de treinamento médico e artístico.

Deve-se aos desenhistas o facto de muitos acontecimentos da humanidade terem sido perpetuados para futuras gerações.


Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2013/3/16/Mundo-celebra-hoje-Dia-Desenhista,1212f434-0f3e-4a6e-8798-237c0d8371bd.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário