quinta-feira, 13 de setembro de 2012

(G1) Comer peixe e frutos do mar melhora leitura de crianças,revela estudo

Para quem cresceu ouvindo a avó dizer que peixe faz bem para a "cuca", uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra agora que o consumo diário de ômega-3 – um tipo de gordura boa encontrado em peixes de água fria e frutos do mar – pode melhorar a leitura e o comportamento de crianças com baixo desempenho.

Para os vegetarianos, que a princípio não se beneficiariam disso, uma boa notícia: algas, óleos vegetais (de oliva, canola e soja), folhas escuras e castanhas também contêm esse ácido graxo. Os resultados foram publicados na revista científica "PLoS One".
saiba mais
 
Os pesquisadores analisaram 362 crianças entre 7 e 9 anos de idade, em escolas públicas tradicionais do condado de Oxfordshire, a cerca de 90 quilômetros de Londres. Os estudantes eram saudáveis, mas apresentavam um rendimento considerado baixo em testes de leitura.

Após quatro meses de suplementação diária de 600 mg de ômega-3, por meio de cápsulas com óleo de algas marinhas, eles conseguiram acompanhar os demais colegas.

Segundo o professor Paul Montgomery, pesquisas anteriores já haviam comprovado os efeitos positivos desse tipo de gordura insaturada em crianças com dislexia, falta de coordenação e transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Mas esse é o primeiro trabalho a mostrar resultados tão positivos na população escolar geral.

O estudo também incluiu um grupo paralelo, que tomou placebo, ou seja, um comprimido sem nenhum princípio ativo.

Os pesquisadores pretendem continuar a investigar o assunto, agora com uma amostragem maior de crianças com dificuldades de aprendizado.


Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/comer-peixe-e-frutos-do-mar-melhora-leitura-de-criancas-revela-estudo.html

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

12 de Setembro - Dia do Operador de Rastreamento


Os operadores de rastreamento são responsáveis por localizar seu carro em caso de roubo e monitorar frotas de caminhões,fornecendo informações logísticas importantes,como o tempo estimado de chegada,antecipando atrasos e prevenindo roubos. Ele trabalha diretamente com computadores, que recebem informações emitidas pelas frotas equipadas com GPS, ou mesmo organizando entradas e saídas de veículos de entrega, garantindo que todos estão trabalhando perfeitamente.

O deputado Bruno Correia,parabeniza a todos os operadores de rastreamento pelo seu dia!

Leia mais: http://explicatudo.com/o-que-faz-um-operador-de-rastreamento#ixzz26HA0A2KG

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Café mais claro contém nutrientes que fazem bem para a saúde

Comprar café não é uma tarefa fácil. São vários tipos nas prateleiras que podem confundir o consumidor. A maioria das pessoas prefere o café mais escuro, que rende mais. Mas segundo a nutricionista Mônica Pinto, esse café escuro tem o grão mais torrado e, por causa da maior exposição ao calor, tem menos nutrientes.

O café com o grão mais claro tem mais nutrientes e antioxidantes que fazem bem para a saúde. É possível identificar essa característica no rótulo: os cafés fortes ou extra-fortes são mais escuros; os cafés gourmet, especial ou 100% arábica têm grãos sem defeitos e mais claros.


Info Bem Estar Café  (Foto: Arte/G1)


O café tradicional é o tipo mais consumido pelo brasileiro e, dentro dessa categoria, estão os tipos forte e extra-forte. A diferença entre eles é o ponto da torra. A barista Isabela Raposeiras explica que esses cafés costumam ser mais amargos e, por causa disso, a pessoa sente vontade de acidionar mais açúcar, o que também pode prejudicar a saúde.

O café gourmet é duas vezes mais caro que o tradicional, porém tem os grãos melhores processados e sem defeitos. A nutricionista Mônica Pinto mostrou que cores diferentes no meio dos grãos significam que houve um problema durante a colheita e os grãos vieram com defeitos.

Segundo o cardiologista Luis Antônio Machado César, não há evidências que comprovem que o café faça mal para o coração. Pelo contrário, há indícios que mostram que a bebida protege o coração e, além de ser uma boa fonte de antioxidantes, pode até prevenir doenças, como diabetes, evitar AVC e infarto e até reduzir a dor de cabeça.

É importante alertar que o café não livra as pessoas de todas essas doenças, apenas diminui o risco. Pessoas que bebem acima de três xícaras por dia já começam a ter esses benefícios, segundo o cardiologista. Fora esses, há também a vantagem de a cafeína favorecer a queima de gordura.

Algumas pessoas podem ter, no entanto, sensibilidade à cafeína. Isso depende da tolerância, do grau de absorção e metabolismo da cafeína, da idade, do peso e ainda fatores da personalidade e psicológicos. Quem tem gastrite, por exemplo, e não abre mão de tomar café, tem que tomá-lo sempre junto das refeições. No caso de pessoas com refluxo, a dica é evitar café e qualquer outro produto com cafeína.


Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/cafe-mais-claro-tem-nutrientes-que-fazem-bem-para-saude.html