quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Deputado Bruno Correia Parabeniza a Todos os Médicos !



Que dia especial... Deve ser por isto que sinto a luminosidade maior do sol,com certeza é Deus abençoando tão amorosa e digna profissão. Suas incansáveis horas de dedicação, de carinho,de atenção,a cada um de seus pacientes,que trazem dentro do coração,seu nome escrito com letras douradas. Chega a ser difícil conseguir as palavras certas,para traduzir o agradecimento que você merece. Querido(a) doutor(a) que brilho interior emana de ti,sua competência, sabedoria o torna um ser iluminado.Estou feliz por ser hoje o seu dia,és como um(a) grande sábio(a),possuis a paciência necessária,Nunca desacreditando no potencial de cada um. Parabéns pelo seu dia ! As suas vitórias e conquistas são contadas pelos sorrisos nos rostos daqueles,que recuperam o prazer da vida,através da sua habilidade e intuição.Deus te mostra benevolente com todos nós. Que o Senhor o(a) ilumine e continue sempre com esse exemplo de luta e coragem,dignos de serem seguidos. Com certeza é uma simples homenagem que faço a alguém tão especial e merecedor(a),de todo nosso respeito.Que esse caminho celestial continue sendo abençoado !

Usar o celular enquanto anda na rua ou dirige pode reduzir 80% da atenção.

 Grande parte das pessoas tem dificuldade para fazer duas coisas ao mesmo tempo e, por isso, ter atenção é importante, principalmente na hora de dirigir ou atravessar a rua. O celular é um dos principais vilões e pode reduzir em até 80% a atenção, como explicou a pediatra Ana Escobar no Bem Estar desta segunda-feira (15).

Quando a pessoa pega o telefone e disca o número, ela pode se distrair por alguns segundos, reduzindo o tempo de reação, assim como acontece com pessoas que dirigem alcoolizadas. Segundo o neuropediatra Erasmo Casella, pessoas com transtornos de atenção correm mais riscos de acidentes.





Um cálculo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) concluiu que a pessoa demora até quatro segundos para pegar o telefone e mais cinco segundos para discar o número, o que equivale a 125 metros de distância de distração em uma velocidade de 50 quilômetros por hora.
Uma das dicas dos especialistas é bloquear os estímulos e optar por ambientes controlados para garantir a concentração. A falta de atenção e a pressa são grandes inimigas no volante e podem causar acidentes graves, por isso, é importante manter a atenção 100% na direção.


TDAH x hiperatividade

A falta de atenção pode ser sinal de uma doença, o TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Geralmente, atinge as crianças mas também pode ser um incômodo para alguns adultos.
Para diagnosticar o TDAH, os médicos não fazem exames, apenas investigam a vida do paciente através de testes e perguntas.

Para diferenciar a doença e não confundi-la com pessoas agitadas, é preciso observar alguns sinais, como a duração dos sintomas, se eles estão em todos os lugares e se prejudicam a vida da pessoa. Por exemplo, uma pessoa agitada consegue esperar um filme terminar no cinema, mas se ela ficar se mexendo o tempo inteiro, levantando e inquieta pode ser um sinal de alerta.


Nas crianças, o diagnóstico só pode ser feito após os 3 anos de idade, quando elas já ganharam total controle sobre o corpo.

Antes dessa idade, é natural que a criança seja agitada porque está na fase de descoberta do corpo e do espaço. A dica para as mães é evitar cigarro e bebidas alcoólicas durante a gestação para reduzir o risco de o filho desenvolver a doença.

Para tratar o TDAH, são usadas técnicas pedagógicas e comportamentais e medicamentos, que servem como estimulantes para manter o paciente atento. Para mais informações, o neuropediatra Erasmo Casella recomenda o site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.



Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/usar-o-celular-enquanto-anda-na-rua-ou-dirige-pode-reduzir-80-da-atencao.html

Conselho de Enfermagem cobra dados sobre morte de idosa em Meriti.

                                                                             foto:divulgação


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) entrou nesta quarta-feira (17) com ação na 4ª Vara Federal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para obrigar o Posto de Atendimento Médico (PAM) do munícipio a entregar a documentação referente à morte de Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, que no último domingo (14) não resistiu a uma injeção de café com leite na veia aplicada por uma estagiária.

Em depoimento na 64ª DP (São João de Meriti), na tarde desta quarta, a estagiária de enfermagem Rejane Moreira Telles, de 23 anos, que injetou a mistura na veia de Palmerina, afirmou que a técnica de enfermagem responsável não acompanhou o seu procedimento.

O presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus Silva, disse ter sido surpreendido com o que chamou de "diversas medidas arbitrárias" tomadas logo após a morte da idosa, entre as quais a exoneração da enfermeira responsável técnica e de outros profissionais de enfermagem do PAM.

"Como podem exonerar a responsável técnica e os outros profissionais de enfermagem sem que lhes sejam dadas as chances de defesa? Se não há o resultado da sindicância, o melhor procedimento seria o de afastar os envolvidos para investigar com neutralidade. A exoneração sumária pode estar antecipando penalidades, sem que o processo probatório tenha sido concluído, sendo essa conduta inadmissível”, afirmou Pedro de Jesus Silva.


Na tarde desta quinta-feira (18), uma diligência da equipe de fiscalização do Coren-RJ no PAM de São João de Meriti pode resultar no pedido de interdição ética dos enfermeiros que lá trabalham, o que na prática significa a sua retirada do quadro da unidade, com o intuito de garantir a segurança da população e dos profissionais.


Também nesta quinta, o Conselho deve notificar ainda a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, na Região Sul Fluminense, onde Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, morreu no último dia 10, após uma enfermeira injetar sopa em sua veia. No mesmo dia, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu uma sindicância para apurar o caso.

De acordo com a assessoria de imprensa do Coren-RJ, a Santa Casa entregou somente parte da documentação requerida pelo Conselho, excluindo, porém, o prontuário da paciente.


Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/10/conselho-de-enfermagem-entra-na-justica-contra-o-pam-de-meriti.html


Que a cobrança seja feita com vigor para que possamos acabar com casos,lamentáveis como este ! O deputado Bruno Correia pede respeito !!!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Onde isso vai parar?


Como se não bastasse a saúde pública estar totalmente descuidada,cresce o número de casos de incompetência profissional,destacando o ocorrido de uma semana atrás,a idosa Ilda Vitor Maciel foi morta no município de Barra Mansa,após ter sopa injetada na veia,e no último fim de semana,outra idosa morre após ter sido injetado café com leite na veia,desta vez no município de São João de Meriti. Estamos vivendo um descaso total e pra piorar ainda temos que aturar o fechamento de mais de um ano,da Unidade Infantil Municipal Abílio de Carvalho (UIMAC),o deputado Bruno Correia, encaminhou um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti, em julho de 2011 pedindo a reabertura da Unidade, mas passados 01 ano e 03 meses não obteve nenhuma resposta.


Onde isso vai parar? Essa falta de respeito pelo povo não pode permanecer! Queremos uma solução! Precisamos da atuação da prefeitura para reverter esse quadro!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vergonha Na Saúde Em São João de Meriti !!



O corpo da idosa Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, será enterrado nesta terça-feira, às 10h, no cemitério de Vila Rosali, em São João de Meriti. A idosa morreu após uma estagiária de enfermagem ter aplicado uma mistura de leite com café em sua veia, no Posto de Atendimento Médico (PAM) do município.

A Prefeitura de São João de Meriti informou nesta segunda-feira que abriu sindicância administrativa para esclarecer a morte de Palmerina no Posto de Atendimento Médico (PAM) do município, na Baixada Fluminense. Familiares da vítima acusam uma estagiária de aplicar, por engano, café com leite na veia da idosa Palmerina Pires Ribeiro, o que resultou na sua morte. O caso ocorreu neste domingo.

De acordo com a nota, tanto a estagiária técnica de enfermagem, como as enfermeiras supervisoras de estágio e de plantão na unidade de saúde foram afastadas de suas funções. A prefeitura encerra a nota informando ainda que os responsáveis pelo erro serão punidos exemplarmente e deverão também responder a inquérito aberto na 64ª DP (Vilar dos Teles).

Estagiária há um mês no PAM

De acordo com Alexandre Ziehe, delegado titular da 64ª DP de São João de Meriti, a estagiária que cometeu o erro fatal de aplicar café com leite na veia de Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, tem 23 anos e atuava no PAM há apenas um mês.

O delegado não quis revelar o nome da estudante, que ainda vai prestar depoimento esta semana. Caso seja condenada pela acusação de homicídio culposo, a punição é de um a três anos de detenção, podendo ser substituída por pena alternativa de prestação de serviços.

O inquérito deverá ser concluído em 30 dias. A família de Palmerina promete denunciar o erro à Assembleia Estadual do Rio e à Secretaria Estadual de Saúde. Eles querem punição a todos os responsáveis.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2012-10-16/idosa-morta-apos-ter-cafe-com-leite-injetado-na-veia-e-enterrada-hoje.html


Confira o vídeo com a matéria do Jornal Nacional,falando sobre o caso:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/10/idosa-recebe-cafe-com-leite-na-veia-e-morre-no-rio.html


Até quando vamos sofrer com esse descaso na saúde pública,de São João de Meriti ? É impossível conviver com essa falta de gestão! O Deputado Bruno Correia pede respeito !!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de Outubro - Dia do Professor

                                                                                            foto:divulgação

Professores são responsáveis pela construção do saber,na socialização,na produção do conhecimento e na busca permanente da cidadania.

Parabéns a todos os professores !

Saudações do deputado Bruno Correia.