quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Conselho de Enfermagem cobra dados sobre morte de idosa em Meriti.

                                                                             foto:divulgação


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) entrou nesta quarta-feira (17) com ação na 4ª Vara Federal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para obrigar o Posto de Atendimento Médico (PAM) do munícipio a entregar a documentação referente à morte de Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, que no último domingo (14) não resistiu a uma injeção de café com leite na veia aplicada por uma estagiária.

Em depoimento na 64ª DP (São João de Meriti), na tarde desta quarta, a estagiária de enfermagem Rejane Moreira Telles, de 23 anos, que injetou a mistura na veia de Palmerina, afirmou que a técnica de enfermagem responsável não acompanhou o seu procedimento.

O presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus Silva, disse ter sido surpreendido com o que chamou de "diversas medidas arbitrárias" tomadas logo após a morte da idosa, entre as quais a exoneração da enfermeira responsável técnica e de outros profissionais de enfermagem do PAM.

"Como podem exonerar a responsável técnica e os outros profissionais de enfermagem sem que lhes sejam dadas as chances de defesa? Se não há o resultado da sindicância, o melhor procedimento seria o de afastar os envolvidos para investigar com neutralidade. A exoneração sumária pode estar antecipando penalidades, sem que o processo probatório tenha sido concluído, sendo essa conduta inadmissível”, afirmou Pedro de Jesus Silva.


Na tarde desta quinta-feira (18), uma diligência da equipe de fiscalização do Coren-RJ no PAM de São João de Meriti pode resultar no pedido de interdição ética dos enfermeiros que lá trabalham, o que na prática significa a sua retirada do quadro da unidade, com o intuito de garantir a segurança da população e dos profissionais.


Também nesta quinta, o Conselho deve notificar ainda a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, na Região Sul Fluminense, onde Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, morreu no último dia 10, após uma enfermeira injetar sopa em sua veia. No mesmo dia, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu uma sindicância para apurar o caso.

De acordo com a assessoria de imprensa do Coren-RJ, a Santa Casa entregou somente parte da documentação requerida pelo Conselho, excluindo, porém, o prontuário da paciente.


Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/10/conselho-de-enfermagem-entra-na-justica-contra-o-pam-de-meriti.html


Que a cobrança seja feita com vigor para que possamos acabar com casos,lamentáveis como este ! O deputado Bruno Correia pede respeito !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário