quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22 de Agosto - Dia do Supervisor Escolar


O Supervisor Educacional é o profissional responsável pela coordenação e apoio às atividades do corpo docente, com objetivo de promover melhor desempenho do trabalho didático-pedagógico. Este profissional pode atuar em instituições escolares de Educação Básica, no magistério do Ensino Superior e em pesquisa educacional.

São atribuições do Supervisor Educacional:
- Atuar no desenvolvimento do currículo e desta forma, assegurar o relacionamento e a ordenação seqüencial dos conteúdos.
- Dinamizar o processo educacional e promover a melhoria qualitativa do ensino.
- Elaborar o plano anual de atividades do Serviço de Supervisão Pedagógico.
- Promover estudos para o aperfeiçoamento constante de todo o pessoal envolvido no processo ensino-aprendizagem.
- Supervisionar a execução do Plano Pedagógico, a fim de que se processe a integração do Corpo Docente em relação a objetivos, conteúdos programáticos e técnicas de direção de aprendizagem, sistema de controle de aproveitamento e normas de conduta.
- Controlar o rendimento escolar dos alunos, pesquisando as causas de aproveitamento insuficiente.
- Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento de estudos de recuperação e de adaptação.
- Julgar, auxiliado pelos professores, da equivalência ou da insuficiência de conteúdos curriculares, em casos de recebimento de transferências, e das formas de adaptação a serem adotadas, quando necessário.
- Responsabilizar-se, na esfera de sua competência, pela integração do Serviço de Supervisão Pedagógica com outros serviços da instituição de ensino, principalmente com o Serviço de Orientação Educacional.


Fonte: http://myama.com/mensagem-dia-do-supervisor-escolar-22-de-agosto/

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

21 de Agosto - Aniversário da Emancipação de São João de Meriti


Hoje é aniversário da emancipação do município de São João de Meriti ! 66 anos !

As terras que conhecemos hoje como São João de Meriti, cortadas pelos rios Sarapuí, Meriti e Pavuna, conhecidas antes como Freguesia de Meriti, correspondiam, nos séculos XVII e XVIII, a um território composto por fazendas e capelas religiosas. Nessa época, a região era um importante produtor de milho, mandioca, feijão e açúcar.
Em 1833, a vila de São João de Meriti passou a integrar a vila de Maxabomba, atual Nova Iguaçu. Em 1947, o município de São João de Meriti foi criado.
No inicio do século XX, a cidade passou a receber inúmeros imigrantes portugueses, italianos, Judeus, Sírios e Libaneses. Dentre as famílias mais tradicionais e abastadas da cidade, destacamos as de Comendador Manuel Antônio Sendas, Valadão, Rasuck,Comendador Benedito Amaro, Telles de Menezes e Comendador Agostinho Francisco Paulucci.
Considerada uma cidade-dormitório, Meriti é cortada pela Rodovia Presidente Dutra, que interliga a cidade a outros pontos do estado do Rio de Janeiro. Formada basicamente por zonas residenciais, Meriti possui alguns centros comerciais: o Centro, Vilar dos Teles (antigamente chamada de "Capital do Jeans"), o Shopping Grande Rio, Coelho da Rocha, São Mateus, etc.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Moção de Louvor

Foi apresentado hoje na ALERJ, uma Moção de minha autoria (automaticamente aprovada) pela brilhante carreira de Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas e de saudade pela sua ausência nestes dez anos de sua morte.

Como negociador da ONU atuou em alguns dos principais conflitos mundiais - BangladeshCambojaLíbanoBósnia e HerzegovinaKosovoRuanda e Timor-Leste, entre 1999 e 2002, quando se mostraria inflexível nas denúncias dos crimes indonésios. E por fim, no Iraque, onde foi morto durante o ataque suicida ao Hotel Canal, com a explosão provocada por um caminhão-bomba. O Hotel Canal era usado como sede da ONU em Bagdá há mais de uma década.

Este carioca se destacou como um grande defensor dos direitos humanos. Foi o primeiro brasileiro a atingir um alto escalão da ONU. Dedicou sua vida à promoção da paz mundial e a busca da Justiça.