quinta-feira, 25 de agosto de 2011

XVI Reunião das Comissões do Parlamento Latino-Americano



O deputado Bruno Correia participou na manhã desta quinta-feira 25/08/11 da abertura da XVI Reunião das Comissões do Parlamento Latino-Americano. O deputado foi o parlamentar mais jovem a participar do encontro.


Constituído em 1964, o Parlatino(Parlamento Latino-Americano) é uma organização regional e permanente, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina. A entidade tem como objetivo representar todas as tendências políticas existentes nos corpos legislativos latinoamericanos, e também é encarregada de promover, harmonizar e canalizar o movimento em direção à integração de seus membros. Participam do grupo 22 países: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.



Na abertura do evento, o Presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo, citou os importantes eventos internacionais que vão acontecer no Brasil e lembrou da importância dos países membros do Parlatino na realização desses eventos. O senador Flexa Ribeiro citou a força do Parlamento Latino-Americano e afirmou que a união do grupo é muito importante para diversas questões relacionadas a America Latina.
Serão realizadas reuniões no decorrer dos dias 25 e 26 de agosto de 2011, da Comissão de Meio Ambiente e Turismo; da Comissão de Serviços Públicos, Defesa do Usuário e Consumidor e da Comissão de Seguridade Cidadã, Combate e Prevenção ao Narcotráfico, Terrorismo e Crime Organizado. Algumas Comissões Permanentes da Alerj também foram convidadas para as reuniões do Parlatino, tais como a Comissão do Meio Ambiente, que tem como presidente o deputado Átila Nunes (PSL), a Comissão de Turismo, liderada pela deputada Myriam Rios (PDT), a Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT) e a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, chefiada pelo deputado Zaqueu Teixeira (PT). Constituído em 1964, o Parlatino é uma organização regional e permanente, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina. A entidade tem como objetivo representar todas as tendências políticas existentes nos corpos legislativos latinoamericanos, e também é encarregada de promover, harmonizar e canalizar o movimento em direção à integração de seus membros. Participam do grupo 22 países: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela. Veja abaixo os locais e horários das reuniões: Comissão de Meio Ambiente e Turismo - Local: Auditório Senador Nelson Carneiro, Prédio Anexo. Quinta-feira (25/08), das 14h às 18h, e sexta-feira (26/08), a partir das 10h Comissão de Serviços Públicos, Defesa do Usuário e Consumidor - Local: Sala 311 do Palácio Tiradentes. Quinta-feira (25/08), das 14h às 18h, e sexta-feira (26/08), a partir das 10h Comissão de Seguridade Cidadã, Combate e Prevenção ao Narcotráfico, Terrorismo e Crime Organizado - Local: Sala 316 do Palácio Tiradentes. Quinta-feira (25/08), das 14h às 18h, e sexta-feira (26/08), a partir das 10h.


Confira abaixo o texto da cobertura feita pela Comunicação da ALERJ
Fonte: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=40080

Texto:Marcela Maciel

BOM MOMENTO ECONÔMICO DO RIO É CITADO NA ABERTURA DO PARLATINO

O clima propício para investimentos no Rio de Janeiro foi lembrado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), durante a abertura da XVI reunião de comissões do Parlamento Latino Americano, que ocorre nesta quinta-feira (25/08), no plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes. “Um estudo da Firjan aponta que o Rio tem mais de 42 mil quilômetros quadrados e mais de US$ 6 milhões em investimento por metro quadrado”, afirmou ele, que destacou, ainda, os eventos que serão sediados pelo Rio: a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013; a Copa do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016.

O vice-presidente do Parlatino, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), disse que todas as reuniões que serão realizadas entre as comissões têm o objetivo de discutir temas ligados a todas as nações e de compartilhar experiências exitosas que possam ser aplicadas em outros países. Já a secretária das comissões do Parlatino, deputada uruguaia Daisy Tourne, afirmou que um dos temas importantes a ser discutido será a Segurança. “De nada adiantará investimentos maciços e programas de combate ao tráfico de armas, drogas e pessoas se não nos organizarmos como um continente neste enfrentamento, pois eles sim estão organizados. Sem a união do continente, não teremos sucesso em nível nacional”. Cerca de 80 legisladores de 22 países participam desta edição do Parlatino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário