segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um ano e cinco meses depois, UIMAC segue fechado!


No dia 1 de abril de 2012, completou 1 ano e 5 meses que  Unidade Infantil Municipal Abílio de Carvalho (UIMAC), foi fechada pela Prefeitura Municipal de São João de Meriti. A Unidade que recebia verba do SUS era referência para atendimento infantil na Baixada Fluminense, atendendo em média cem crianças por dia.

O presidente da comissão de Saúde, deputado Bruno Correia, encaminhou ofício para a Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti, em julho de 2011 pedindo a reabertura da Unidade, mas passados 8 meses não obteve nenhuma resposta.

Em 10 de abril de 2012, o deputado deu entrada na Mesa Diretora da Alerj, no Requerimento de Informações nº98/2012: 


A Prefeitura encerrou as atividades do UIMAC, sem avisar e sem dar maiores explicações à população. Na época o prefeito Sandro Matos usou como justificativa o fato de 70% da demanda da Unidade ser de cariocas, principalmente do bairro Pavuna, que faz divisa com São João de Meriti. Como a Unidade recebia verba do SUS, ela tinha o dever de atender pacientes de qualquer município, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. 

Com o fechamento da Abílio de Carvalho a demanda foi transferida para a Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Iris(UPA).  A UPA do Iris não tem como dar conta do aumento de serviço e não possui internação. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, menores de idade tem que ter atendimento diferenciado de saúde, o que não ocorre nessa unidade.

Julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário