segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Audiência Pública - Dengue


A comissão de saúde da Alerj, realizou na manhã de hoje(31/10/11), audiência pública para tratar do problema da dengue no estado do Rio. Durante a audiência o presidente da comissão, deputado Bruno Correia, criticou a ausência de representantes dos municípios convidados. Dos 92 municípios do estado convidados para a audiência, apenas Resende, Tanguá e São Gonçalo, enviaram representantes.



A representante da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Hellen Miyamoto, fez uma explanação aos presentes sobre a real situação da dengue no estado e destacou as regiões mais propensas à epidemia de dengue: toda a Região Metropolitana, o Norte Fluminense e a Costa Verde( Baia de Ilha Grande, Mangaratiba e Angra dos Reis). Um fato que preocupa muito as autoridades é o avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo estado. A incidência do tipo 4 tem aumentado na Região Serrana, segundo Hellen, possivelmente por causa das enchentes. Em Niterói já foram registrados 11 casos do novo tipo de vírus da dengue.

O deputado Bruno Correia, afirmou ao final da audiência, que esse foi apenas o primeiro passo para tentar resolver esse grave problema que assola nosso estado. O presidente da comissão, frisou que também é necessário o combate a doença e não só a prevenção. “O combate não pode parar por aqui. Pelo que foi apresentado aqui, muito se trabalha para a prevenção e pouco para o combate à dengue. É importante investir na mobilização, mas é primordial investir na qualidade dos agentes de saúde”

Nenhum comentário:

Postar um comentário