quarta-feira, 19 de março de 2014


Hoje, dia 19 de março, é comemorado o Dia do Artesão, o Dia do Carpinteiro e o Dia do Marceneiro.
Na realidade, todos eles não deixam de ser artesãos, já que todos trabalham colocando a mão na massa e produzindo verdadeiras obras-primas com suas habilidades manuais, que vão desde construções, móveis e pequenos objetos de madeira esculpidos com o capricho de mãos cuidadosas até artigos de decoração que simbolizam muito bem a cultura brasileira.


Muita gente não entende a diferença entre as profissões de carpinteiro e marceneiro. A diferença básica entre ambas é que o carpinteiro trabalha com madeira para ser utilizada na construção civil, e o marceneiro trabalha transformando a madeira em móveis (como armários, estantes, etc), objetos decorativos e utilitários das mais variadas formas. 

O artesanato, em suas mais variadas formas, é a representação fiel da criatividade e sensibilidade do povo brasileiro. Milhares de pessoas no Brasil vivem de trabalhos que requerem grandes habilidades manuais, entre eles o artesão, o carpinteiro e o marceneiro. São José, que também tem seu dia comemorado hoje, é o padroeiro desses trabalhadores que ajudam o mundo a ficar mais bonito. E se hoje o Brasil é um país internacionalmente conhecido por sua cultura e suas belezas, muito temos que agradecer a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário