quarta-feira, 20 de março de 2013



O deputado Bruno Correia parabeniza a todos os professores da FAETEC, pela derrubada do veto que institui o plano estadual de educação.

O plano estadual de Educação do Rio de Janeiro (PEE/RJ) foi instituído pelo Anexo único da Lei nº 5.597, em 18 de dezembro de 2009. Sua aprovação pode ser considerada uma das principais conquistas do Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, no que se refere às políticas educacionais, uma vez que o seu texto permite o planejamento das ações a curto, médio e longo prazo para a educação pública estadual fluminense.

Entre os objetivos e metas do Plano Estadual de Educação no que se refere à Educação Profissional,  previa-se conjugar esforços no sentido de proporcionar aos alunos da rede pública mantida pelo Estado, "desenvolver as aptidões para a vida produtiva, de forma integrada entre educação, trabalho, ciência e tecnologia. Tudo isso, sem perder de vista a flexibilidade de sua organização, a articulação com o Ensino Médio, sem a ele se atrelar, e a valorização da educação continuada, da experiência pessoal e profissional, com aproveitamento das competências adquiridas.

Nesse cenário da Educação Profissional pública estadual no Rio de Janeiro, descrita no PEE/RJ, constava a existência de duas escolas que ofereciam cursos profissionalizantes por meio de convênios administrados pela FAETEC, sediadas na cidade do Rio de Janeiro e pertencentes à Secretaria de Estado de Cultura (SEC): a Escola de Música Villa Lobos e a escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário