quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

(G1) RJ registra mais de 4,6 mil casos suspeitos de dengue em 2012


O estado do Rio de Janeiro registrou 4.681 casos suspeitos de dengue em 2012, de acordo com relatório divulgado pela Secretaria estadual de Saúde nesta terça-feira (7). O levantamento foi realizado entre os dias 1º de janeiro e 4 de fevereiro. Segundo a secretaria, nesse período, nenhum óbito foi registrado no estado.

Ainda de acordo com a secretaria, exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 4 da dengue em Niterói, na Região Metropolitana, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e no Rio de Janeiro, na Região Metropolitana.

"10 minutos contra a dengue"

Lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, a campanha "10 minutos contra a dengue" vem sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti.

O objetivo é estimular a população a investir dez minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Capital tem mais de 2,6 mil casos em janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro também divulgou um balanço da dengue no município. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, foram registrados 2.625 casos em janeiro, 58% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 1.658 casos. No entanto, o número é menor do que janeiro de 2008, quando foram registrados 11.012 casos.

De acordo com a secretaria, os números reforçam o prognóstico de que a capital terá mais uma epidemia. Nas últimas semanas, o mosquito fez mais vítimas em Madureira (496), em Bangu e Realengo (444), Campo Grande (375), subúrbio da Leopoldina (296) e Barra da Tijuca e Jacarepaguá (287). A prefeitura diz que está preparada para enfrentar a anunciada epidemia.

Outros casos em Niterói

Em março de 2011, foram confirmados no estado do Rio os dois primeiros casos de dengue tipo 4, também ocorridos em Niterói. No final de outubro, a Secretaria estadual de Saúde informou que o município registrou 11 casos deste tipo da doença.

Os primeiros casos da dengue tipo 4 no país foram nas regiões Norte e Nordeste

O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública, segundo especialistas, não somente pelo vírus, que não seria mais perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo, o que aumenta ainda mais a probabilidade de uma pessoa se infectar.



Link: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/02/rj-registra-mais-de-46-mil-casos-suspeitos-de-dengue-em-2012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário