segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

(G1) Projeto Incentiva Gastar Dez Minutos Por Semana Para Combater a Dengue


Texto: Renata Capucci

Pesquisadores da Fiocruz no Rio de Janeiro desenvolveram uma lista com os principais focos domésticos de dengue no Brasil. A campanha “10 minutos contra a dengue” incentiva os cidadãos a investir esse tempo em busca de larvas do mosquito e prevenir uma epidemia antes da chegada do verão. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (5), 48 municípios em 16 estados podem enfrentar um surto da doença e 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco. A boa notícia é que houve queda de 25% nos casos suspeitos de janeiro a novembro deste ano, em relação a 2010.

Identificar os focos de dengue é um trabalho de paciência, já que a fêmea do mosquito aedes aegipty é esperta e procura lugares escondidos, como água parada, para botar seus ovos. É dentro de casa que estão 80% dos criadouros, por isso, todos os cantos têm que ser checado regularmente. Foi para facilitar essa tarefa que a lista foi criada.

São 13 locais que devem ser vistoriados pelo menos uma vez por semana, como vasos sanitários e pneus, por exemplo. “Essa é uma tarefa que tem que ser semanal, porque uma vez que o mosquito coloca o ovo, vai demorar de sete a dez dias para virar adulto. A ideia é impedir que novos adultos se formem. Se conseguirmos entrar no verão com um número menor de mosquitos, a gente está contribuindo enormemente para combater a dengue”, explica Denise Valle, pesquisadora da Fiocruz. “Nas caixas d’água, a palavra é vedar, então se a gente não tem uma tampa que seja ajustável àquela caixa é melhor colocar uma tela”, conclui.

As calhas também merecem muita atenção, porque acumulam poeira, folhas e isso pode criar pequenos ambientes para larvas. Se chover, ela pode se desenvolver. Nos lugares mais inusitados, também vale a pena procurar. “Uma coisa que normalmente as pessoas não olham são as bandejas que recolhem a água atrás da geladeira ou do freezer. O combate tem que acontecer todo dia e em todos os lugares”, alerta a pesquisadora.
 
Faça a Sua Parte !

Link: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/12/projeto-incentiva-gastar-dez-minutos-por-semana-para-combater-dengue.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário