terça-feira, 9 de agosto de 2011

Usar protetor solar e beber muita água previnem o envelhecimento.


Do G1, em São Paulo
A pele é o maior órgão do corpo humano, com dois metros quadrados. E, se bem tratada, pode ter uma aparência mais bonita, jovem e saudável.
Para explicar como funciona a pele, que serve como uma barreira de proteção do organismo, e de que forma é possível cuidar melhor dela, o Bem Estar desta terça-feira (9) recebeu a dermatologista Márcia Purceli e a esteticista Luiza de França.
Envelhecimento (Foto: Arte/G1)
As especialistas falaram sobre a idade biológica da pele e qual o melhor tratamento para o rosto, que deve incluir a ingestão diária de cinco unidades de fruta (uma maçã, uma banana e uma fatia de melancia são uma unidade cada). Outras atitudes, como fazer atividade física, beber bastante água, usar hidratantes e proteger-se do sol, podem fazer toda a diferença.
Nas ruas de São Paulo, a repórter Marina Araújo fez o teste da idade com quatro pessoas de várias faixas etárias. O resultado mostrou que alguns participantes aparentaram até seis anos a mais.
O Sol é o principal inimigo do rosto e do corpo, por isso é fundamental usar sempre protetor, mesmo no inverno. Ainda que não se sinta o calor, a radiação continua agindo sobre a pele, que se refaz a cada 28 dias. Mas o DNA dela muda por causa dos raios solares, que destroem o colágeno.
Se você ficar sob o sol por mais de 10 minutos, use protetor nas partes que ficarão expostas. Opte por um fator 30, que deve ser reaplicado a cada 4 horas ou 2 horas se suar muito ou entrar na água.
É muito importante também passar protetor nas crianças. Cerca de 80% dos problemas de pele em adultos são decorrentes de eles terem tomado sol demais antes dos 18 anos.
Boa parte do envelhecimento é provocada pelos radicais livres. É como se fosse uma sujeira que fica dentro do corpo. E quem faz a faxina são os antioxidantes.
Bebida alcoólica em excesso, além do cigarro, é extremamente nociva para a saúde e o visual. Além disso, quem usa muita maquiagem deve tirá-la sempre à noite. O ideal é fazer a limpeza com sabonete líquido, passar um tônico (que pode ser chá verde morno) e, por fim, um hidratante, que deve ser retirado pela manhã.

Alimentos que melhoram a elasticidade

Clara de ovo: passe no rosto e deixe por 15 minutos, de preferência com a cabeça para baixo.
Abacate: amasse-o e passe na pele. Pode usá-lo duas vezes por semana.
Mel: tem vitamina A, que é antioxidante. Também pode ficar por 15 minutos e, se você massagear, ele é absorvido melhor. Pode aplicá-lo duas vezes por semana.
Abóbora: bata no liquidificador o fruto cru e depois passe em uma peneira (pode coar com um pano também). Cubra o rosto com algodão embebido no líquido. É tônico e nutritivo. Se preferir fazer uma máscara, pode cozinhar a abóbora.
Alimentos que protegem a pele
Tomate: é rico em licopeno e mais bem absorvido se for cozido e misturado com azeite. Um molho de macarrão clássico, ao sugo, é bom para a pele.
Frutas e legumes com cor de laranja têm vitamina C: mamão, cenoura, mexerica e laranja.
A vitamina E também é importante para a pele. Há bastante no abacate.

Fonte: G1
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/usar-protetor-solar-e-beber-muita-agua-previnem-o-envelhecimento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário