Entenda porque o consumo excessivo de sal aumenta a pressão arterial e faz mal a saúde.
Fonte: Jornal Bem Viver
O grande vilão da hipertensão, o sal de cozinha, é composto de cloreto de sódio (NaCl).Presença constante na dieta do brasileiro, o sódio, é na maioria das vezes, consumido em excesso. O nosso paladar está acostumado a alimentos com grande concentração de sal. As comidas industrializadas, fast food, biscoitos, enlatados e embutidos são exemplos de dieta hipersódica.
Moderação
O consumo excessivo do sal pode provocar inchaço, já que o sódio provoca a retenção de líquido no organismo. Nutricionistas indicam que a quantidade máxima de sódio recomendada é de 2,4 gramas por dia, o equivalente a 6 gramas de sal. Já para pacientes hipertensos, obesos, renais crônicos, cirróticos ou com insuficiência cardíaca, o ideal é consumir menos de 1,5 gramas de sal por dia. Para se ter uma idéia, a população ocidental consome em média de 9 a 15g de sódio diariamente. O recomendável é evitar o saleiro na mesa, o que pode estimular a utilização nociva à saúde. Especialistas orientam a utilização de sal marinho integral, que tem mais 4% de outros minerais e oligoelementos, muito importantes para um bom funcionamento do organismo.
O sal é importante em determinadas funções fisiológicas, ajuda por exemplo na condução dos impulsos nervosos e também contribui para uma melhor contração muscular. Mas, o consumo exagerado pode até atrapalhar o tratamento da hipertensão, por inativar o efeito de alguns medicamentos de controle da doença.
As principais consequências do consumo excessivo de sódio são:
- Insuficiência renal
- Insuficiência cardíaca
- Diabetes
- Asma
- Osteoporose
- Câncer de estômago
- Pedras nos rins
- AVC (derrames)
Você sabia?
A origem da palavra salário significa pagamento em sal. Por ser um importante conservante alimentar, no século VI, mercadores do deserto negociavam o sal ao preço de ouro. Soldados romanos recebiam sal pelos serviços prestados. O sal marcou a história da humanidade.
O que fazer para reduzir o uso do sal:
- tire o saleiro da mesa par não cair na tentação de adicionar mais sal na comida já temperada;
- substitua os alimentos industrializados e produtos em conserva pelos caseiros;
- temperos e molhos industrializados como shoyo, ketchup e maionese também deve ser evitados;
- antes de consumir alimentos processados, verifique a quantidade de sódio no rótulo;
- reduza aos poucos a quantidade de sal usada no preparo dos alimentos;
- capriche no uso de ervas e temperos naturais para dar mais sabor aos pratos.
Fonte: http://www.jornalbemviver.com.br/capa/materia/250-Os+perigos+do+sal+nosso+de+cada+dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário